sábado, 27 de março de 2010

Tarantino’s Style- Sangue, diálogos e cultura pop

Quem já viu boa parte dos filmes de Quentin Tarantino sabe que ele tem um estilo próprio, inigualável, que te proporciona experiencias cinematográficas incriveis recheadas de originalidade. Este estilo é bem marcante, e está presente em todos os seus longas, criando assim uma marca registrada (com sangue). Vou listar essas características a seguir:

  • Violência divertida- Em todos os filmes do Taranta, há violência, não podemos negar, mas as cenas de violências são conduzidas de tal maneira que não chegam a chocar muito e nem estão lá a toa, elas tem um objetivo perante o filme então não fica aquele lance trash demais. E muitas das vezes ele usa o humor negro para ameniza-las, o que é pra mim o maior feito do diretor, fazer um cara cortar a orelha de outro de um jeito engraçado (Cães de Aluguel)!
  • Diálogos nada a ver que tem a ver!- Os roteiros de Quentin são magníficos. Ele não escreve de forma teatral forçada, ele faz com que as palavras sejam bem naturais, adequando-as ao personagem, e adequando os atores aos personagens, de forma que tudo pareça bem real, nada robotizado. E esses diálogos começam de forma completamente banal, nada que tenha a ver diretamente com a história, sendo esse um truque esperto que ele usa para caracterizar melhor seus personagens, de modo que de acordo como a conversa entre os personagens se desenvolvem você pode identificar suas personalidades, o que é genial.
  • Trilha Sonoras fodásticas- Quentin Tarantino é O CARA em questão de trilhas sonoras. Ele é um dos poucos que conseguem sicronizar tão bem as músicas com o desenrolar das histórias, dando o ritmo certo para as cenas, sejam elas de ação, de tensão ou de comédia. Suas trilhas sonoras são empolgantes, quem viu Kill Bill sabe do que eu estou falando, as lutas são por si sós inacreditáveis, com a músiquinha de fundo então faz você ficar com um sorriso de satisfação imenso, te tranzendo uma sensação que só os filmes dele proporcionam. O início de Pulp Fiction é simples porém vibrante graças a música Misirlou de Dick Dale que chega a arrepiar de tão cool. Dentre os hits mais conhecidos de seus filmes estão: “Little Green Bag” de George Baker (Cães de Aluguel), “Girl, You’ll be a Woman soon” de Urge Overkill (Pulp Fiction), “Across 110th Street” de Bobby Womack (Jackie Brown) e “Malaguena Salerosa” de Chingon (Kill Bill 2).
  • Parcerias que funcionam- Ele costuma trabalhar com os mesmos atores em vários de seus filmes, criando laços afetivos entre eles, como é o caso de Uma Thurman, considerada sua musa que já trabalhou com ele em 3 filmes (Pulp Fiction, Kill Bill 1 e 2), Michael Madsen que trabalhou em 2 (Cães de Aluguel e Kill Bill 2) e Samuel L. Jackson que trabalhou em 3 (Pulp Fiction, Jackie Brown e Kill Bill 2).
  • Referências pops- Ele gosta de fazer em seus filmes referências à outros filmes, e até mesmo à modinhas da época, transformando seus filmes em verdadeiros caldeirões pops, o que eu acho que é o que faz seus filmes parecerem tão cools. Muitos tem a coragem de dizer que isso que ele faz é plágio, isso porque não entendem a real intenção do cara. Quem faz plágio é aquele que copia “disfarçadamente” algo já criado e torce para que as pessoas não notem isso (James Cameron em Avatar), o que é totalmente o contrário da intenção de Quentin, ele faz referencias em seus longas à outros filmes que fizeram parte da vida dele e torce para que alguém note isso e veja a homenagem que ele está fazendo, pois acima de tudo, o cara é apaixonado por cinema.
  • Roteiros bem trabalhados- Ele é um cara muito preocupado com suas histórias, que são sempre incriveis. Um recurso que ele gosta muito de usar é o roteiro não-linear que é usado abundantemente em Pulp Fiction e Kill Bill, que dão um ritmo no filme espetacular, mexendo com nossa memória e nosso raciocínio. Outro ponto forte de seus roteiros são suas falas de efeitos que saem das bocas dos cinéfilos com frequencia, como “Say what again motherfucker!” e “We should have shotguns for this kind of deal”, que são sensacionais!

Bem, acho que estes são as características mais fortes e presentes nos filmes dele, e que eu mais admiro, acredito que muitos outros também acham a mesma coisa. E deixo com vocês esse video incrivel que resume bem tudo que eu falei:

Um comentário:

  1. Porra, Tarantino é o cara, um dos unicos diretiores hoje em dia que tem ideias originais e nao previsiveis. Muito foda, temos que filmar nosso tarantino's mind ainda, gogogo.

    A porposito, gostei da pasrte q fala sobre as musicas, baixei ja muitas musicas de iflmes dele,Misirlou, Stuckl in the middle with You, Little Green Bag.. muito foda.

    1 ano de blog ja, continue escrevendo e mandando bem -q /,,/

    ResponderExcluir

Anúncio