quarta-feira, 24 de março de 2010

Watchmen- Como seria o mundo com super-heróis?

O que dizer sobre Watchmen? Melhor HQ já feita. Melhor filme de heróis já feita. Um dos melhores filmes do ano passado. E com certeza um dos filmes de ação mais cabeça que você já viu e verá na tua vida! Esse é um filme que chega próximo da perfeição e conseguiu o grandioso feito de agradar aqueles que nunca tinham ouvido falar da HQ e principalmente aqueles que a leram, o que é sempre o mais complicado.

A história do filme é bem complexa, então copiarei a original para não causar confusões: “Uma aventura de mistério complexa e de múltiplos aspectos, Watchmen - O Filme mostra uma América alternativa em 1985, na qual super-heróis caracterizados fazem parte da estrutura diária da sociedade, e o "Relógio do Juízo Final" - que traça o gráfico da tensão entre os EUA e a União Soviética - marca permanentemente cinco minutos para a meia-noite. Quando um dos seus antigos colegas é assassinado, o derrotado, mas nem um pouco menos determinado, vigilante mascarado Rorscharch, parte para descobrir o que seria um plano para matar e desacreditar todos os super-heróis do passado e do presente. Quando ele restabelece a conexão com sua antiga legião de combatentes do crime - um confuso grupo de super-heróis aposentados, dos quais apenas um possui poderes verdadeiros - Rorschach percebe que existe uma  conspiração abrangente e perturbadora com ligações com o passado que eles dividiram e catastróficas conseqüências para o futuro. Sua missão é proteger a humanidade, mas quem protegerá os vigilantes?”

Acredito que para os leitores fiéis do blog (mais ou menos uns 3 ou 4) eu não preciso dizer muito mais para convencê-los a assistir esse filme, pois apenas a sinopse já é de arrepiar de tão boa. A vontade de assistir é imediata, me arrependi muito de não ter ido assistir no cinema.

Watchmen, tanto o filme quanto a HQ, nos apresenta uma nova visão de “super-heróis”, uma visão mais realista de como realmente seria se existissem esses “protetores” da sociedade, trazendo eles para o momento tenso da guerra fria, o que é simplesmente genial! E nada no filme é “romântico”, tudo é relatado de maneira bem crua, sendo as vezes cruel, aguçando a crítica forte da HQ. O legal do filme também é que ele é bem  maduro, é um filme de super-heróis para adulto mesmo, tendo cenas fortes de violência e sexo, mas com propósito acima de tudo, não são cenas a toa.

Os personagens não fazem o estilo típico de heróis, que tem ótimas casas, um cárater impecável e estão a todo tempo lutando pelo bem da humanidade. Em Watchmen, os heróis são bem humanos, tanto é que o único com poder é o azulão Dr Manhattan que pode manipular os átomos, tranfomando ele num semi-deus, mas fora ele, os outros são bem “normais”, tendo problemas como os nosso, psicológicos e físicos, o que dá ao filme todo esse ar de realidade, mesmo que alternativa. E os personagens em si são muito bons, são personagens irônicos, incrédulos da bondade humana, que fazem as leis à sua maneira, tentando “salvar” os  fracos e oprimidos.

Quero destacar o personagem que dá o gatilho para a história começar, o Comediante, herói totalmente contra as convenções normais podendo ser enquadrado sem medo como anti-herói. Ele é um cara que fuma, bebe, fala palavrão em toda frase, encara todos com seu ceticismo e suas falas de efeitos que te deixam de boca aberta e é no fundo bem amargurado, mas se comporta de um jeito extremamente foda, sendo o cara “cool” do filme. Ele é bem egocêntrico e imoral, não ligando muito para os outros e fazendo o que bem entender quando quiser, chegando a ser malígno em certas partes em cenas que explodem fúria na tela que é muito bem entonada pelo seu intérprete Jeffrey Dean Morgan que rouba o filme mesmo tendo uma participação relativamente pequena.

Na parte técnica, o filme dá um show, ele faz o estilo estético que eu aprecio em filmes, cores fortes contapostas à tons escuros, formando mosaicos interessantes, nessa roda entram filmes como Kill Bill, 300 e Laranja Mecânica. Tudo é muito bem trabalhado, por incrivel que pareça o Dr Manhattan não ficou ridículo como muitos esperavam, e os efeitos nas partes de ação são ótimos, acompanhando lutas bem coreografadas seguindo o mesmo estilo de 300, que foi dirigido também por Zack Snyder. O filme também tem um estilo dark, meio noir, mas de maneira bem sútil, mostrando em todo instante uma cidade devastada pelos maus costumes. Outra coisa que deixa o filme ainda mais interessante é a trilha sonora envolvente que vai de Bob Dylan à Leonard Cohen.

O filme tem uma mensagem por trás de tudo, que é passada através de metáforas, mas para pegá-las é preciso ver o filme com bastante atenção, porque tudo é muito acelerado, você não descansa, é muita informação passando pela tela, então é um filme que se deve ver mais de uma vez. Eu vou comprar o dvd e revê-lo, não sei quando, e então postarei sobre as metáforas de Watchmen, que eu acredito que não são poucas.

Watchmen entrou fácil na minha lista de filmes de super-heróis favoritos, pegando o 2º lugar, já que o 1º é de Batman-Cavaleiro das Trevas que eu gostei um pouquinho mais, não posso negar, o lugar é dele e ninguém tasca, até o momento. Eu aconselho o filme para aqueles que gostam de boas cenas de ação e principalmente de uma boa história, que é o que Watchmen nos oferece, e não simplesmente mais um filme fútil e vazio de super-heróis. A história envolvente e o final arrepiante vai agradar muito os fãs do gênero. Eu creio que muitos, assim como eu, ficarão com vontade de ler a HQ depois de ver o filme, além de esperarem ansiosamente pela prometida versão do diretor com mais 1h de filme. Explodam as suas cabeças com WATCHMEN!

Obs: Um incentivo maior para se ver o filme é o seguinte: Watchmen é o primeiro filme de super-heróis com cenas de sexo e com nudez feminima frontal ;D #fikdik

Frases Fodas do Filme (FFF):

  • “It’s all a joke” (É tudo uma piada) -O Comediante
  • “"What happened to the American Dream?" It came true! You're lookin' at it...” (O que aconteceu com o sonho americano? Se tornou realidade! Você está olhando pra ele…)- O Comediante apontando para a cidade toda destruída.
  • “The accumulated filth of all their sex and murder will foam up about their waists and all the whores and politicians will look up and shout "Save us!"... and I'll whisper "no."” (A sujeira de todo seu sexo e seus assassinatos subiram até as suas cinturas, e todas as putas e os políticos olharão para cima e gritarão: “Salve-nos”…. e eu sussurrarei “não”.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio