sexta-feira, 5 de março de 2010

Preciosa- Realidade que incomoda

Faltam poucos dias para o Oscar, e poucos filmes que eu ainda tenho que assistir antes do grande evento, e este foi um da lista que me surpreendeu, em vários aspectos, me surpreendeu muito. Não é uma típica história de jornada de vida difícil, Preciosa inova no meio de contar os acontecimentos, com uma edição bem legal nos mostrando outros pontos de vistas interessantíssimos.

Nosso foco no filme é a vida sofrida de Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe), uma menina de 16 anos, obesa, pobre, grávida do segundo filho, sendo que ambos são do pai que a estrupava e deixava a mãe problemática com ciúmes (Mo'Nique). Ela vive com a mãe numa casa mal arrumada e largada pela mãe que a faz de empregada o tempo todo, e ainda a menospreza por tudo que faz, trocando xingamentos e agressões físicas, tornando o ambiente familiar o mais hostil de todos. Claireece tem problemas de adaptação na escola que frequenta pelas suas características físicas, mas demonstra um ótimo rendimento em matemática, despertando a atenção da diretora, mas o fato de estar grávida a leva a expulsão, só que Claireece não sabe que essa pode ter sido a melhor coisa da sua vida. A diretora então recomenda que ela vá à uma escola alternativa, onde vê que em sua imaginação pode estar a resolução de seus problemas.

Preciosa é um dos melhores dramas do ano, não tenho dúvida, o jeito que a história é conduzida te faz refletir sobre muitas coisas e os sentimentos que o filme lhe proporciona são diversos, fazendo o longa ganhar certo destaque. O que mais me agradou no filme foram as atuações. De todos os lados, vemos ótimas atuações dignas de Oscar, realmente todas conseguem transmitir uma convicção, uma verossímilhança que é raro de se ver em tanta abundância nos filmes de hoje. Quero destacar a estreiante Gabourey Sidibe e a Mo’Nique, ambas indicadas ao Oscar, uma de Melhor Atriz e outra de Melhor Atriz Coadjuvante, que tiveram desempenhos excelentes, cada uma com sua forma excepcional de atuar, sem se forçar a mostrar sentimento, simplesmente sentiram e deixaram as palavras sairem naturalmente, demonstrando um ótimo trabalho do diretor, também indicado ao Oscar, Lee Daniels. Outra atuação motherfucker é a de Paula Patton, que faz a professora da escola alternativa que se mantém rígida e firme diante da situação de Claireece e a ajuda a ser mais confiante e segura, além disso, o filme nos dá ótimas cenas dela deixando a sua imagem de durona de lado ao encarar a realidade absurdamente difícil e triste de Preciosa. Agora, pra mim, a atuação que mais me surpreendeu e simplesmente calou a minha boca preconceituosa foi a da Mariah Carey! Quando eu vi que ela ia fazer o filme, já pensei, “cantora pop, fazendo filme dramático, coisas que não combinam não costumam dar certo, bla bla bla”, e outra, o papel dela é de uma assistente social, “lá se vai a integridade do filme, não existem assistentes socias loiras gostosas que usam mini saias”. Mas aí fui ver o filme, quando ela apareceu pela primeira vez eu mal a reconheci: cabelos pretos, sem maquiagem, roupas que disfarçam seus belos seios e acima de tudo atuando bem, com convicção, meu queixo caiu à uma altura de um metro e setenta! Não esperava mesmo, ela tá ótima, ela soube o que sua personagem era, como ela deveria se comportar, afastando-se completamente da imagem luxuosa da cantora. O papel dela é de uma assistente social que cuida dos casos de Preciosa e que tem no olhar uma imagem de cansaço representado pelas enormes olheiras que nos dá uma sensação de realidade impressionante, sei que ela nunca lerá isso, mas dou os parabéns a ela!

O longa foi indicado a 6 Oscars: Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado,Atriz principal, Atriz Coadjuvante e Edição. Acho que deve levar o de Melhor Atriz Coadjuvante, a atuação de Mo’Nique é soberba, essa mulher sabe como ser escrota mesmo, então deve levar a estatueta, embora eu torça para qualquer uma das duas atrizes de Amor Sem Escalas indicadas (Vera Farmiga e Anna Kendrick), tenho que ser sensato e ver que a possibilidade de Mo’Nique ganhar é bem maior.

Esse filme é legal de assistir pelo choque de realidade que ele nos proporciona, e a sensação de incômodo de estar em pleno conforto enquanto o vê é quase insuportável, mas se deve assistir o filme até o fim, aguente o sofrimento e não perca essa incrível história de superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio