sábado, 27 de março de 2010

Quentin Tarantino- De cinéfilo à líder do cinema moderno

No dia 27 de março de 1963, na cidade de Knoxville (EUA), nascia um dos diretores mais originais e cools que o cinema já viu: Quentin Jerome Tarantino, conhecido hoje apenas por Quentin Tarantino.

Antes da fama, aos 16 anos, Quentin foi para Califórnia, onde começou a estudar atuação no James Best Theatre Company, já com a intenção de se tornar alguma coisa no ramo de cinema, que era sua intensa paixão. Cinéfilo doente, também começou a trabalhar numa famosa locadora local, estando então mais envolvido com o mundo dos filmes, adquirindo um conhecimento invejável sobre cinema, sendo quase uma enciclopédia sobre cinema ambulante. Mais tarde foi para Beverly Hills, mas continuou os estudos na Allen Garfield's Actors' Shelter, passando a se concentrar mais em escrever roteiros, sendo esta a decisão mais sábia de sua vida. Ele fez, independentemente, junto com amigos um filme entitulado “My Best Friend’s Party”, totalmente desconhecido.

Sua carreira cinematográfica realmente começa com a venda de seu roteiro True Romance (Amor à Queima Roupa), a partir daí, ele começa a fazer amizades com os figurões de Hollywood, tendo Lawrence Bender como o cara que deu o empurrão para que Tarantino dirigisse Cães de Aluguel, baseado num outro roteiro dele, conseguindo num único filme estourar a cabeça de todos, colocar seu nome na história do cinema e dar início a uma nova era de filmes, sendo o líder do cinema moderno. Depois disso, Tarantino consegue vender outro roteiro seu que deu origem ao filme Assassinos por Natureza de Oliver Stone, mas a grande jogada dele ainda estava por vir. Em 1994 (ano em que eu nasci), ele lança seu filme mais aclamado até hoje: PULP FICTION, que lhe rendeu o Oscar de melhor roteiro original além de várias outras indicações incluindo de Melhor Filme. O cara então consegue sucesso imediato, tendo feito apenas 2 filmes, sendo considerado um dos diretores mais promissores dos anos 90. Em 95, ele dirige uma cena do filme Four Rooms, junto com outros 3 diretores, filme que não fez muito sucesso. Depois de um tempo, em 97 é lançado  seu 3º filme, Jackie Brown, que fez sucesso mas não agradou tanto quanto Pulp e Cães, alguns ainda ousaram dizer que ele “perdeu a mão” na hora de dirigir. 6 anos depois, Tarantino volta a toda calando a boca de todos que o criticaram com a estreia explosiva de Kill Bill, um dos maiores filmes de ação de todos os tempos, sendo muito bem elogiado pela crítica e pelo público, fazendo de Kill Bill um dos mais famosos dele.

Então, inicia-se uma fase na vida de Quentin de pequenos projetos, em 2005, dirigiu uma cena de Sin City do seu amigo Robert Rodriguez, e ainda, o episódio final de uma das temporadas de CSI que é considerado um dos melhores episódios da série. Em 2007, ele e Robert Rodriguez tentam trazer de volta as matinês de antigamente onde se assistiam dois filmes pequenos ruins pagando um único ingresso com Grindhouse, mas a ideia não deu muito certo, e eles então decidem dividir o filme duplo em dois longas independentes: Planeta Terror dirigido por Rodriguez, e Death Proof dirigido por Quentin. Nenhum foi muito elogiado, mas são bem interessantes pelas suas propostas.

Agora, o melhor momento de Quentin chegou ano passado, com a estreia do mega sucesso Bastardos Ingórios, que teve 8 indicações ao Oscar desse ano incluindo de melhor filme e melhor diretor, dando ainda mais prestígio à carreira de Tarantino. Entre os projetos futuros de Quentin estão: uma continuação de Kill Bill, um prólogo de Bastardos, e um filme menor ainda desconhecido.

Filmografia de Quentin Tarantino:

  • 1987 - My Best Friend's Birthday
  • 1992 - Cães de aluguel
  • 1994 - Pulp Fiction - Tempo de violência
  • 1995 - Grande Hotel (segmento: O homem de Hollywood)
  • 1997 - Jackie Brown
  • 2003 - Kill Bill: Volume 1‎
  • 2004 - Kill Bill: Volume 2
  • 2005 - CSI: Perigo a Sete Palmos (episódio final da série CSI)
  • 2005 - Sin City - A cidade do pecado (diretor convidado)
  • 2007 - À Prova de Morte
  • 2009 - Bastardos Inglórios
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Anúncio