sábado, 6 de março de 2010

O Silêncio dos Inocentes-Como gelar o sangue

Mais um ótimo filme da Maratona do Oscar, Silêncio dos Inocentes é um dos meus filmes de perseguição à psicopata favorito, porque tem na sua fórmula: um ótimo roteiro de base, atuações magníficas, cenas de ação de tirar o fôlego, um visual gelado aterrorizante e um dos maiores vilões de todos os tempo, Hannibal Lecter, vivido por Anthony Hopkins na atuação mais marcante de sua vida.

Gosto muita da história pela sua originalidade simples. Ao invés de botar Hannibal como o grande psicopata canibal a ser perseguido, o longa nos apresenta uma nova configuração de filmes como este, colocando Lecter como um “ajudante” de Clarice (Jodie Foster) na busca pelo serial killer Buffalo Bill. Isso se dá porque Buffalo foi um ex-paciente de Hannibal, então a policial Clarice, a mando de seu chefe, vai atrás dele para buscar informações sobre o assassino, mas Lecter não aceitará fazer isso gratuitamente, é claro, ele pede para que Calrice divida sua vida com ele, contando relatos do passado dela, criando um laço sinistro com o canibal enjaulado que transpira tensão. Clarice aceita a proposta de Hannibal, mas fica a cada encontro mais abalada com as coisas que Lecter diz, e sente a cada instante que ele está entrando aos poucos em sua mente.

O filme é uma obra prima do suspense, sendo o 1º filme do gênero suspense/terror a levar a estatueta de Melhor Filme, dando mais prestígio ao estilo. Silêncio dos Inocentes levou ainda mais 4 Oscars: Melhor Diretor (Jonathan Demme), Ator (Anthony Hopkins), Atriz (Jodie Foster) e Roteiro Adaptado, conseguindo então os 5 prêmios mais desejados da noite.

A história é incrivel, te prende do início ao fim, mas o que sustenta o filme e deu toda a sua popularidade são os personagens/atores interessantíssimos, só vendo para realmente enteder o que eu estou falando. A relação firmada entre Hannibal/Anthony Hopkins e Clarice/Jodie Foster é uma mistura de medo e tensão sexual reprimida que na tela é algo nunca antes visto na história do cinema, é sensacional. Hopkins rouba a cena interpretando um psicopata canibal calmo,inteligente e perspicaz, que repara cada detalhe e consegue delinear com isso o perfil da pessoa num segundo. Foster também mantém sua força e se impõe no filme, não se deixando ser apagada por Hopkins. Ambos encorporaram muito bem seus papéis e ficaram marcados por eles para sempre.

Hannibal Lecter merece um páragrafo a parte, o jeito dele falar é de gelar o sangue, tudo é dito com tanta calma e segurança que nós não acreditamos que ele é um cara que come carne humana. Mas então vemos ele protagonizando cenas de ação canibalescas e ele se torna um monstro diante de nosso olhos, só o cinema para nos proporcionar uma experiência como esta. Sua frase mais  memorável, entre inúmeras, é “Um recenseador uma vez tentou me testar. Eu comi seu fígado com grãos de ervilha e um bom Chianti.”Ele dizendo isso é delicioso (péssima palavra), é inevitável fugir daqueles olhos psicóticos fixos, chega a dar arrepio.

Esse filme é essencial para qualquer um que gosta de filme de suspense, é um dos melhores do gênero, se não o melhor. Ele teve sequencias colocando em evidência, é claro, Hannibal, mas nenhuma é realmente destacável, eu ainda não vi nenhuma, mas as críticas não são simpáticas com essas continuações. Então recomendo no momento apenas esse, que é um suspense diferente de tudo aquilo que você já viu e verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio