domingo, 7 de março de 2010

Porque Avatar não merece o Oscar de Melhor Filme?

Lendo meus últimos posts, vocês devem ter notado minha luta para mostrar que Avatar não é um filme merecedor de Oscar. Em questões técnicas, por mim, ele poderia levar todas. Eles podiam, até para diminuir o tempo do evento, dizer todas as categorias técnicas e no fim dizer: “Quem leva todos esses prêmios técnicos é…Avatar!”. E depois, lá do palco, eles jogavam as estatuetas na cabeça de Cameron e falavam:”Muito bem Sr Cameron, parabéns, pode ir pra casa. Agora, vamos aos prêmios que realmente interessam aos filmes realmente bons…”. Pronto, facilitava a vida de todos.

Em fato, eu não tenho nada contra a Avatar, embora pareça que sim, eu só fico puto com as várias indicações para ele, principalmente a de Melhor Filme, fora isso, ele é apenas um filme ruim que eu assisti, seria apenas esquecido. Vou me concentrar na indicação de Melhor Filme. Dentre os 10 indicados, sem brincadeira, qualquer um merece mais o prêmio do que ele, todos tem uma história envolvente, diferente e divertida, enquanto Avatar recria Pocahhontas e revive os Smurfs! Tirando todo o efeito do filme, sobram apenas péssimas atuações, uma história manjada e falas de efeitos ridículas. Avatar é uma bela caixa de presente sem nada dentro.

Nesse Oscar, a Academia decidirá que rumo quer tomar: se ela quer se tornar popular, premiando filmes que agradam o povão e valorizam só o visual, ou executar o belo trabalho do ano passado, premiando filmes que merecem pela história, filmes que tentam em todos os requisitos atingir a perfeição e demonstrar coisas novas, como aconteceu com “Quem Quer Ser Um Milionário”. E essa grande batalha/decisão será travada por Avatar com seus mirabolantes efeitos visuais caríssimos e Guerra ao Terror com sua história densa, uma nova abordagem sobre a guerra e seus custos mínimos de um filme independente. Avatar tem um grande apelo do público pela experiencia que proporciona que é realmente incrível, mas em termos de cinema como arte, pouco nos é mostrado, é um filme quase que infantil. Já Guerra ao Terror conta com ótimas atuações, um roteiro brilhante e reflexivo, chegando a ser filosófico, e além disso bota na roda o tema polêmico atual: a guerra do Iraque.

O que nos resta é esperar o grande momento, em que o envelope se abrirá e o destino do Oscar estará escrito no papel. Para que lado você vai torcer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio