sábado, 17 de abril de 2010

Pra Frente Brasil, Salve o Cinemão

Como eu disse no post de Cidade de Deus, eu nunca fui um cinéfilo muito patriótico, realmente tinha uma certa aversão ao cinema brasileiro, salvo alguns filmes. Mas ultimamente é visivel a tentativa brasileira de avançar no campo cinematográfico, lançando cada vez mais filmes de genêros diferentes, saindo dos habituais dramas sobre miséria ou comédias com apelo sexual.

Em 2009, praticamente, a cada semana lançava-se um novo filme brasileiro que conseguia atrair um bom público, lógico que não se compara com uma estréia internacional, mas se tem um número significativo, coisa que o cinema brasileiro não via faz um tempo. Foram cerca de 296 filmes lançados ano passado, sendo que houve um aumento de 79% no público para filmes nacionais. Esse número se deve especialmente a filmes como “Se Eu Fosse Você 2”, que conseguiu uma bilheteria incrível, “A Mulher Invisivel”, “Divã”, “Lula”, “Xuxa e o mistério de feiurinha” e “Os Normais 2”. Agora, saindo um pouco da analise de bilheteria que não importa muito nos bons filmes, o Brasil lançou muitos filmes diferentes, digo, filmes com histórias não convencionais ao cinema brasileiro. Ano passado tivemos filmes como “Besouro”, que foi um longa de ação com lutas estilo Matrix, uma novidade no cinema nacional, tivemos também filmes com temáticas diferenciadas como “Apenas o Fim”, “Hotel Atlântico”, “Histórias de amor duram apenas 90 minutos” “Os famosos e os Duendes da Morte” e “Federal”, ação que conta com Michael Madsen no elenco.

Agora em 2010, está previsto o lançamento de ainda mais filmes nacionais interessantes, como “Segurança Nacional”, filme de ação estilo Holywoodiano com Thiago Lacerda, “O Doce Veneno do Escorpião”, adaptação do livro homônimo que conta os relatos sensuais da prostituta Bruna Surfistinha, vivida por Debora Secco (esse eu não perco), “Tropa de Elite 2”, que deve repetir o sucesso do primeiro, e há ainda o filme “Faroeste Caboclo”, que contará a história relatada na famosa música do Legião Urbana. Conseguimos notar uma grande aposta do cinema brasileiro agora em filmes de ação, que vem rendendo um bom público.

Esse momento do cinema brasileiro é realmente muito bom, creio eu que agora pegaremos um embalo e continuaremos nos expandindo nessa área, receberemos mais investimentos e conseguiremos nos firmar no cinema entreterimento com comédias sobre temas diferentes e teremos reconhecimento no cinema crítico, avançando em termos de história, arte, e atuação, buscando o tão sonhado Oscar. Quem sabe no futuro não será considerado maluquice ingressar numa faculdade de cinema no Brasil? (dilema pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio