quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Ilha do Medo- Suspense Psicológico Angustiante

Martin Scorsese se aventura mais uma vez no campo do suspense psicológico, sendo que agora ele repete a parceria de sucesso com Leonardo DiCaprio que vem dando certo nos últimos longas do diretor. Em A Ilha do Medo, ele mostra que a parceria não só funciona em filmes para prêmios, mas também em filmes de entreterimento inteligente, com uma obra que fará você dar muitas voltas na sua cabeça.

No filme, DiCaprio dá vida ao detetive Teddy Daniels que na década de 50 vai investigar o desaparecimento da assassina psicopata internada na peculiar Shutter Island, ilha usada como “clínica” de reabilitação de doentes mentais onde novos tratamentos inovadores são testados nos “pacientes”. Daniels vai descobrindo cada vez mais coisas sobre o local, e ficando horrorizado com suas descobertas que vão muito além de suas iniciais expectativas de forma que da sanidade para a insanidade resta apenas um passo.

Com um ritmo intenso e um roteiro regado de lembranças, flashbacks e visões, A Ilha do Medo é um prato cheio para os amantes de filmes cabeça. O filme nos faz acompanhar de perto a investigação de Daniels, nós sabemos o que ele sabe e apenas isso. Nós, assim como Daniels, não fazemos ideia do que virá a acontecer, e vamos aos poucos ligando as peças para desvendar os mistérios da ilha, que só são revelados realmente no final, até lá, o número de reviravoltas é enorme. Mas algo que eu tenho que ressaltar é o seguinte: há um certo momento no filme em que você começa a desconfiar do que se trata tudo aquilo, você supõe já com uma certa certeza, pois a pista que o filme nos dá é realmente bem clara, quebrando um pouco a expectativa para o final, porém, o longa é tão bem elaborado e conduzido que você depois começa a se questionar novamente sobre suas deduções sherlockianas, o que trás o filme de volta para o campo das incertezas. Acho que se não tivessem dado a tal pista, talvez a gente se surpreenderia mais no final, mas de um modo geral, isso não atrapalha muito, confiem em mim.

As atuações no filme estão impecáveis, DiCaprio como sempre tem uma atuação que se adequa ao personagem de forma assustadora tamanha a perfeição de sua performance. Os personagens secundários estão todos muito bem alinhados. Ben Kingsley faz o Dr Cawley que acompanha a investigação de Daniels de modo suspeito, tendo uma atuação bem sínica, muito boa mesmo. Ao lado de Daniels, está o parceiro dele da polícia, Chuck, vivido por Mark Ruffalo, um ator que se dá muito bem em papéis secundários. Fechando o ciclo de boas atuações, temos a, até então desconhecida por mim, Patricia Clarkson, que dá um show de atuação no papel da assassina fugitiva que descreve para Daniels toda uma teoria de conspiração sobre a ilha, tudo de modo extremamente natural, o que me deixou fascinado não sei porque.

Scorsese fez em A Ilha do Medo, jogos de câmera e iluminação que te deixa “louco”, literalmente, de tão bom, nos aproximando do ambiente insano que é um hospício completamente isolado do mundo, dando a sensação angustiante de como seria estar lá. Sem falar nos momentos de tensão, que chegam a dar sustos em algumas partes, atigindo o ponto pretendido por Martin desde o começo. A trilha sonora pesada contribui, e muito, para isso, podendo até ser comparada a trilha sonora de Cabo do Medo, filme TENSO de Scorsese com DeNiro que tem uma das músicas de vilão mais famosas e intensas da história do cinema, que fazem seu sangue gelar num segundo. A parte estética do filme é ótima, os figurinos, os cenários, as mobílias, tudo é armado com muita perfeição nos mínimos detalhes.

Eu simplesmente adoro esses filmes “quebra-cabeça”, e sendo assim gostei muito de A Ilha do Medo, que tem tudo para agradar os fãs do gênero, e inclusive os fãs do Scorsese, que serão anestesiados por mais essa grande obra do diretor que consegue prender bem a sua atenção do inicio ao fim com reviravoltas inimáginaveis. É um filme bem psicológico mesmo, ele faz você entrar no mundo dele, e como diz a frase do poster: “Alguns lugares nunca te deixam sair”

Deixo a seguir o trailer do filme que é fodástico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio