domingo, 6 de fevereiro de 2011

Indicados ao Oscar 2011

Quando a lista dos indicados ao Oscar desse ano saiu, eu estava em Cabo Frio, curtindo meus ensolarados últimos dias de férias dentro de um apartamento sem internet por causa da porra da minha cirurgia, então por isso não fiz esse post antes. Bem, vou lançar os indicados e fazer comentários a cada categoria, mas não vou dizer minhas apostas ainda porque ainda não vi metade dos filmes indicados. Que a diversão comece:

Melhor Filme

· Cisne Negro

· O Vencedor

· Minhas Mães e Meu Pai

· A Origem

· O Discurso do Rei

· 127 Horas

· A Rede Social

· Toy Story 3

· Bravura Indômita

· Inverno da Alma

Sem muitas surpresas, os indicados são bem fortes, da lista só vi Cisne Negro, A Origem, A Rede Social, Toy Story 3, O Vencedor e Minhas Mães e Meu Pai, mas a julgar pelas premiações passadas e criticas a competição vai ficar mesmo entre A Origem, O Discurso do Rei, A Rede Social e Toy Story 3. Incluí a animação nessa batalha pelo que todos estão falando, e é verdade, nenhum filme mexeu tanto com a platéia e foi tão bem feito quanto Toy Story 3. Se é para termos um primeiro filme de animação ganhando Oscar de melhor filme, que seja Toy Story 3, a academia não estaria cometendo nenhuma injustiça e a noite terminaria bem, mas vou avisando que isso será bem difícil de acontecer. Agora, na minha opinião, pelos filmes que eu já vi, A Origem merece levar a estatueta. Nolan nos levou numa viagem de 2h30 que nunca sonhamos (literalmente)! A Origem é um dos filmes mais inventivos que eu já vi e com certeza um dos mais bem feitos e tem todos os requisitos para ganhar o prêmio. Seguindo as ultimas premiações de fato, quem tem ganhado mais prêmios mesmo (e não apenas indicações) é O Discurso do Rei e A Rede Social, então a dúvida mesmo fica em cima desses dois. Ainda temos Bravura Indômita, refilmagem do clássico western pelos Coen, que como todo ano marcam presença na cerimônia. Muitos dizem que o filme está muito bom, então temos aí mais um grande candidato. Os outros indicados estão ali para fazer volume, mas acredito que são filmes no mínimo interessantes para se ver, como a divertida comédia Minhas Mães e Meu Pai.

Diretor:

· Darren Aronofsky (Cisne Negro)

· David O. Russel (O Vencedor)

· Tom Hooper (O Discurso do Rei)

· David Fincher (A Rede Social)

· Joel e Ethan Coen (Bravura Indômita)

Não entendi como Nolan não entrou na disputa, ele fez um brilhante trabalho em A Origem, foi muito difícil idealizar e colocar em pratica aquilo tudo, mais do que merecia ao menos uma indicação! Mas vendo por um lado, em A Origem não temos nenhuma grande interpretação, coisa que a academia atribui mais a direção, o que justifica sua ausência na lista. A grande briga acho que fica entre Aronofsky (já tem minha torcida) e David Fincher. Os outros aparentemente não têm tanta chance. Legal ver que os Coen foram indicados mais uma vez, a Academia gosta muito do estilo deles.

Atriz

· Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai)

· Nicole Kidman (Rabbit Hole)

· Jennifer Lawrence (Inverno da Alma)

· Natalie Portman (Cisne Negro)

· Michelle Williams (Namorados para Sempre)

Não tenho dúvidas que a Natalie Portman irá levar o prêmio, mas não devemos desmerecer de modo algum a grande atuação de Bening que está ótima em Minhas Mães e Meu pai. Quero muito ver esse filme da Nicole Kidman, gosto muito dela, mas acho que não deve superar Portman pelo que estão dizendo.

Ator:

· Javier Bardem (Biutiful)

· Jeff Bridges (Bravura Indômita)

· Jesse Eisenberg (A Rede Social)

· Colin Firth (O Discurso do Rei)

· James Franco (127 Horas)

A atuação de Jesse Eisenberg me impressionou bastante, ficaria feliz se ele saísse com o prêmio, mas pelo que falam Colin Firth levará a noite fácil! Javier Bardem aparece nos indicados mais uma vez, o cara é realmente muito bom ator, um verdadeiro monstro. Jeff Bridges, o ganhador do ano passado, foi indicado novamente, seu papel em Bravura Indômita é bem forte, quero muito ver como ele está. Será muito engraçado se James Franco levasse (acho difícil) porque ele é um dos apresentadores do Oscar desse ano. O que não vão faltar são piadas, com certeza

Atriz Coadjuvante

· Amy Adams (O Vencedor)

· Helena Bohan Carter (O Discurso do Rei)

· Melissa Leo (O Vencedor)

· Hailee Steinfeld (Bravura Indômita)

· Jacki Weaver (Animal Kingdom)

Esqueceram da Mila Kunis que teve um ótimo desempenho em Cisne Negro, mas enfim, quem deve levar é Melissa Leo ela tá irreconhecível no papel, sendo de uma realidade incrível! Não gosto muito da Amy Adams, a atuação dela é só boa, nada muito a exclamar. Bohan Carter é uma das minhas atrizes preferidas, deve ter feito um trabalho muito bom em Discurso. Hailee Steinfeld é a atriz mirim que o Oscar todo ano faz questão de prestigiar, mas o que intriga é ela não ser indicada como atriz principal, ela que tece toda a trama de Bravura Indômita, ela é a personagem principal, mas por ser jovem, entra como coadjuvante, é foda!

Ator Coadjuvante

· Christian Bale (O Vencedor)

· John Hawkes (Inverno da Alma)

· Jeremy Renner (Atração Perigosa)

· Mark Ruffalo (Minhas Mães e Meu Pai)

· Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)

Pra mim Bale sempre foi um ator meio canastrão, gosto dele por ter sido o único que tenha encaixado bem no papel de Batman, mas de qualquer forma não levava muita fé. Depois de ver O Vencedor calei a boca, o cara deu um show de espontaneidade e destreza na atuação, incorporando com perfeição um cara real. Geoffrey Rush é um grande ator, e todos falam que está ótimo em O Discurso, mas não deve levar não. Gosto muito do Mark Ruffalo, mas ele está do mesmo jeito que nos outros filmes dele: o cara legal, simpático com tiradas engraçadas; sendo assim não merece a estatueta.

Roteiro Original

· Another Year

· O Vencedor

· A Origem

· Minhas Mães e Meu Pai

· O Discurso do Rei

Vamos a uma pequena reflexão de nomenclatura. Roteiro ORIGINAL. Se trata de um roteiro de filme que seja diferente, que tenha uma história que esbanje originalidade, ou seja, que seja um filme impar, com situações diferentes, concepções diferentes, isso, lógico, sem pirar o cabeção, não é contando a história de um tomate pirata que viaja pelas galáxias em busca do último big Mac que se ganha um Oscar de roteiro original. Pois bem, depois dessa aula, olhem para os indicados e sejam sinceros, qual deles realmente se encaixa na descrição de roteiro original que eu dei? A ORIGEM tem que levar pelo menos esse Oscar! Nolan criou um novo mundo a partir desse nosso mundo apenas introduzindo uma idéia diferente na nossa cabeça, isso é mais que genial, é soberbo, é espetacular, é estupendo! Realmente ficarei puto se qualquer um desses outros levasse, eles são bons, não tenho dúvida, e com certeza são originais, mas nem se comparam ao feito de Inception! No final quem leva é O Discurso do Rei ¬¬

Roteiro Adaptado

· 127 Horas

· A Rede Social

· Toy Story 3

· Bravura Indômita

· Inverno da Alma

Quase total certeza que A Rede Social leva essa parada. Os críticos disseram que o maior feito de Fincher foi transformar o chatíssimo livro Bilionários por Acaso num filme divertido de se ver, então acho que ele levará o prêmio. Agora, um amigo meu que leu e viu o filme disse que ficou ruim, alguns fatos foram distorcidos para criar o clima da história e tal e isso tirou a realidade do contexto, então fica a dúvida. Eu não me meto por não ter lido.

Animação

· Como treinar seu dragão

· O Mágico

· Toy Story 3

Nem vou dizer nada, é Toy Story 3 na cabeça!

Nas questões técnicas não farei comentários profundos para evitar a repetição, mas meus votos já vão praticamente todos para A Origem, exceto trilha sonora, que mesmo sendo um trabalho excelente do mestre Hans Zimmer não é melhor que a de A Rede Social, nunca vi uma trilha tão enérgica e conectada ao filme assim. Depois, quando já tiver visto a maioria dos filmes indicados, posto todos os meus votos.

A medida que eu for vendo os filmes indicados eu vou postando as analises no blog, igual ano passado, até chegar perto do dia da premiação, onde darei meu veredito final sobre o assunto, e no grande dia é claro, podem contar com meu live no Twitter (@Pedro_Tafuri). Mal posso esperar pelo orgasmo…

Um comentário:

  1. Vamos lançar a verdade aqui:
    Sai do cinema depois de Rede Social pensando que o filme era legal, contar a historia do bilionario mais jovem do mundo, criação do Facebook, etc...

    Até eu ver que a porra do filme é uma mentira. Assim como voce disse no blog, tranformar o chatissimo livro em um filme. Como se faz isso? Mentindo, óbvio.

    Enquanto na verdade a cena é um hacker com a bunda presa na cadeira digitando codigos, o cara troca dessa cena para uma cena de putaria, obvio.
    A história do filme faz parecer que o Mark criou o Facebook porque uma garota deu fora nele, o que não tem nada haver.
    Tem tambem mais alguns argumentos pra isso, mas to com preguiça de digitar, mas tambem, só preciso falar uma coisa do filme: Tem o Justin Timberlake. Não fode.

    Ok, agora pra terminar, uma piada clichê.

    "não é contando a história de um tomate pirata que viaja pelas galáxias em busca do último big Mac que se ganha um Oscar de roteiro original."
    BOSTA. VOU TER QUE REESCREVER.

    ResponderExcluir

Anúncio