terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Rede Social- Quem você conhece?

O último filme do aclamado diretor David Fincher, A Rede Social, chegou aos cinemas fazendo barulho e dividindo muitas opiniões. Teve gente que gostou pra caralho, teve gente que odiou pra cacete e teve gente que viu o filme, enfim, opiniões variadas. Digo desde já que gostei muito do filme, mas não de maneira exagerada, é apenas um bom filme. Entenderão o que eu digo nos próximos páragrafos.

O filme conta a interessante história da criação do Facebook pelo, ironicamente, anti-social Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard que supostamente rouba a ideia de outros caras da faculdade e se vê numa situação complicada quando o site começa a fazer sucesso. Além disso, as coisas vão se atropelando em sua vida social e profissional, fazendo com que ele conheça o verdadeiro preço da popularidade: para se ter amigos, é necessário criar alguns inimigos.

Como um bom filme de Fincher, o roteiro é impecável, e dessa vez, querendo mostrar todo o dinamismo de uma rede social, tudo passa na velocidade da luz, exigindo toda a sua atenção para acompanhar os dialogos que são praticamente disparados pelos atores freneticamente. Admito que em alguns momentos isso é um belo pé no saco, mas não atrapalha em nada. E o melhor de tudo é como a história é contada, o roteiro é não linear, enquanto acompanhamos Mark sendo processado no presente, ele vai contando a história do desenvolvimento da sua ideia no passado, e vamos assim indo e voltando na história, o que acabam por gerar ótimas viradas.

As atuações são bem pontuais, Jesse Eisenberg dá um show no papel principal, sua esquisitisse misturada a sua vontade de ser reconhecido é muito bem expressa na tela o que pode até render a ele uma indicação ao Oscar desse ano. Andrew Garfield que interpreta Eduardo Saverin, o melhor amigo de Mark que se torna sócio dele no empreendimento, tem uma boa atuação, mas não é lá grandes coisas. O papel de Justin Timberlake é bem interessante, ambicioso e irônico, mas foi dado a pessoa errada! Embora seja algo interessante colocar um músico num papel de um cara que criou o Napster, site que ferrou com a industria fonografica por disponibilizar musicas para download gratuitamente, Timberlake não estava pronto para o papel, ele até tem um certo carisma, mas podiam ter escolhido alguem melhor, com certeza.

A edição de A Rede Social é soberba! Com muito controle e elegancia, Fincher conseguiu montar sua história de forma excepcional, passando cenas rapidamente na tela sem que nos perdamos em momento algum, fazendo do longa um dos mais dinâmicos que eu já vi, perdendo apenas para os filmes de Guy Ritchie. A trilha sonora escolhida por ele também é ótima, acompanha bem todo o desenvolvimento do longa com músicas em ritmo frenético, o que condiz bastante com toda a ideia do filme.

A Rede Social dá um bom panorama da nossa situação atual em muitos aspectos, tudo hoje em dia é a velocidade em que as noticias correm e seu comportamento na internet, o que importa é o que você diz na sua página virtual, o seu status, o número de pessoas que te tem como “amigo”, é isso que te define hoje em dia, fazendo das relações sociais grandes fraudes, movidas apenas por interesse pessoal em ascensão social. Mark era um cara que tinha 3 amigos apenas, e por ter alguns contatos que o levavam a outros contatos, ele conseguiu que sua ideia se tornasse um grande sucesso comercial. Então o que isso nos diz? Que o importante para o sucesso é quem você conhece e quem conhece você, função básica do site Facebook. Adeus as relações de verdade, adeus as pessoas de verdade e bem vindo a Rede Social que se tornou a vida.

Por essa grande ideia que o filme passa e pela história que surpreende por ser verdadeira, A Rede Social é um bom filme, que com certeza terá destaque no Oscar desse ano. Como eu disse no inicio ele é de fato apenas um bom filme, nada demais, ele não consegue superar os outros grandes filmes de Fincher, então não merece tanta exaltação assim. Numa ordem de sucessos de Fincher temos o seguinte: Clube da Luta>Seven>A Rede Social>O Curioso Caso de Benjamim Button;sendo assim dá para vocês terem uma ideia de o quão bom o filme é. Dos filme em cartaz no momento esse é sem dúvida um dos melhores para se ver, se possível com amigos que gostem de tecnologia e redes sociais, dá para se identificar bastante com aquilo tudo o que vai gerar boas discussões depois da sessão.Ah, e antes que me esqueça, add me on facebook: http://www.facebook.com/#!/pedro.tafuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio