domingo, 27 de fevereiro de 2011

Porque Inception merece o Oscar

Ano passado eu escrevi um post de ultima hora dizendo o porque de Avatar não merecer o Oscar de Melhor Filme, meus argumentos foram tão fodas que ele acabou perdendo para Guerra ao Terror. A fim de que eu consiga o mesmo efeito, vou dizer aqui o porque de Inception merece levar o grande prêmio da noite com muita dignidade.

Na minha concepção de "filme bom" é preciso unir o útil ao agradável. Pois bem, Christopher Nolan é um cara genial por saber fazer exatamente isso. Seus filmes são tão aclamados por saber juntar "blockbuster" com "neurônios", dando uma mistura perfeita. Em Inception, Nolan consegue sua obra prima. Tudo está na mais perfeita ordem, cada detalhe é importante, e no final temos uma bela obra de arte que não será esquecida tão facilmente. Temos no filme uma história de extrema originalidade que conta com concepções próprias que nos fazem perder a cabeça, nossos miolos são estourados e esmigalhados sem dó nem piedade. E como se isso fosse pouco, temos cenas de ação e efeitos especiais bombásticos, que nos fazem pular na cadeira do cinema, embalada pela trilha fortissima e excelente de Hans Zimmer, e´algo excepcional de tão bom. Mal consigo dizer o quanto gostei de Inception, toda a ideia por tras dele, toda a sua história diferente me fez perder o chão, é um filme preciosissimo, que deveria ser mais do que incentivado pela academia. O que o cinema realmente precisa são filmes assim, que nos proporcione divertimento dinâmico e ao mesmo tempo nos fazer refletir, parar para raciocinar, sendo esse o principal motivo para que Inception leve o Oscar, o incentivo aos blockbusters inteligentes.

Não vou ficar mais rasgando tanta seda, agora é torcer, espero cegamente que Nolan erga o prêmio hj mais tarde. Mas mesmo que não ganhe, Inception já está na lista de melhores 100 filmes já feitos na história, com certeza. Além disso acredito que assim como Blade Runner, o filme só será realmente apreciado daqui a alguns anos, quando a ideia toda for inserida!

Ajudem no twitter, vamos fazer uma corrente com #inceptionnascabeças (trocadilho foda, podem falar).

4 comentários:

  1. Cara, que exagero, o Discurso do rei sem dúvida alguma merecia,a inda bem que ganhou. A Origem teve uma enorme lavagem cerebral de informações que caíam as toneladas, tirando aquela sensação q vc está compreendendo o mundo deles naturalmente com a vivência, como acontece em muitos filmes, sem falar q o objetivo dos personagens no filme ñ é nada grandioso, td se passa em torno de uma briga de empresas.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, vlw pelo comentário, é bom saber que não estou jogando palavras ao vento! Comentários são sempre bem vindos :D

    A Origem é um filme singular, e que deve ser visto com muito cuidado e atenção para entende-lo, e isso me fascina mto! Não é um filme que entrega tudo mastigado, ele te desafia a achar a solução, a desenvolver as partes que faltam nesse imenso quebra cabeça, sendo uma grande experiencia interativa! Saímos do cinema querendo conversar sobre o filme, filosofar com os amigos sobre tudo aquilo que vimos, e nisso podemos chegar a diversas interpretações cabiveis, fazendo do filme não só ambiguo como propõe o final, mas sim, multi-interpretativo, e por esse motivo, por toda essa estrutura narrativa inteligentissima e questionadora eu acho com toda a certeza que Inception deveria sim ter ganho o Oscar de Melhor Filme, e não Discurso do Rei que é até um filme bom, porém extremamente quadrado e "esquecível".

    Vou postar daqui a pouco um texto falando do q achei da noite de prêmios e desenvolverei melhor a minha explicação sobre porque Discurso do Rei não devia ter levado o Oscar.

    Mais uma vez, vlw pelo comentário! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. "quadrado e "esquecível".", olha vc exagerou um pouco, o elenco do Discurso do Rei, os diálogos e o fato de ser uma história verídica fazem dele um filme muito superior A Origem, q afinal, tem vezes q fica parecendo uma aula de tanta coisa q eles ficam falando, mas de qualquer maneira, ñ é um filme ruim, mas isso td ñ passa de uma questão de opinião, certo? XD

    ResponderExcluir
  4. UAHUAHAHUAH claro claro xD De maneira alguma estou aqui bancando o Stalin impondo um padrão de gosto. Na minha singela e humilde opinião, Inception foi um filme que levou a experiencia do cinema às suas últimas consequencias, nos deixando extasiados na cadeira, queimando miolos para conectar todas as partes, vibrando com o tempo correndo e com a trilha sonora forte de Zimmer ao fundo dando o tom certo para clímax arrebatador e emocionante do filme! Não dá nem para comparar a minha sensação ao ver Inception com a sensação que eu tive ao ver O Discurso do Rei, que é sem duvida nenhuma um filme mto forte e perfeito sim, mas que não chega aos pés de Inception. Mas assim como vc disse, é apenas uma questão de opinião :D
    Comente sempre msm, pode me questionar a vontade, esses debates são sempre bem vindos!

    ResponderExcluir

Anúncio