domingo, 28 de fevereiro de 2010

Up Altas Aventuras- Cultura numa leveza impressionante

Não fiquei surpreso com a indicação de Up para o Oscar de Melhor Filme. Ano passado quase indicaram Wall-E para ganharem popularidade, sendo assim não perderiam essa chance neste ano com um filme tão rico e forte como Up Altas Aventuras. É um filme que teve uma estratégica para agradar o público bem inteligente: o filme é engraçado e divertido para as crianças e tocante e inteligente para os pais dessas crianças, conseguindo num único filme agradar os dois públicos fortes.

A história é bem original, tipo, muito original para um filme infantil, chega a espantar! Num resumo (pois não consiguiria explicar a históra toda do filme como se deve em poucas linhas) o filme mostra a jornada do velhinho Carl até o lugar dos sonhos de sua falecida esposa, uma montanha na América do Sul, para onde ele decide ir após receber um mandato para ir para um asilo. Ele então vai, mas de maneira peculiar (e improvável, mas nós não ligamos), ele amarra trocentos balões na casa dele e vai em busca do lugar tão desejado. Só que ele não sabe que tem um passageiro mais inconveniente do que o Alien na casa (pensem um pouquinho e entenderam a piada), o inquieto Russel, que conquista o nosso carisma imediatamente. É então formada a base para muitas confusões onde nada pode ser previsto.

Up Altas Aventuras tem uma carga dramática gigante comparada aos outros filmes da Pixar. É realmente emocionante o modo como a história se desenrola, ela causa muita empatia com o telespectador, é um filme vivo, ele te faz sentir emoções, não sei explicar. Isso se deve por dois fatores: os dois personagens principais, que te divertem e muito, e em certos momentos te comovem por terem histórias que são tristes. No filme, elas são tratadas de forma bem leve, afinal é um filme para crianças, mas há sentimento, e a superação no final é o grande gancho para que nós saíamos sorrindo do cinema, tendo um saldo positivo em todos os aspectos.

Técnicamente o filme dá um show, como qualquer obra prima da Pixar. Tudo é bem detalhado, as feições ficam mais perfeitas a cada filme e a trilha sonora também não fica atrás. Quem dubla o Carl na versão brasileira, altamente recomendavel, é o mestre do humor Chico Anysio que tem fisionomias que se aparentam muito com o personagem, e uma voz que se adequa muito bem ao velhinho. Up recebeu 4 indicações ao Oscar desse ano: Melhor Filme, Animação, Edição de Som e Roteiro Original.

Esse é um filme que posso recomendar sem medo para todas as idades, todas mesmos, sem exceção. Você, pai cinéfilo que está lendo este post e quer começar desde cedo a introduzir o cinema na vida de seu filho, leve-o para ver esse filme, é um excelente começo! Não digo que levará o Oscar de Melhor Filme, mas que é sem dúvida muito, mas muito superior a Avatar. Up é muito mais rico do que Avatar, nossa, que vergonha Cameron, que vergonha! (#morteaAVATAR !) Mas enfim, este filme leva concerteza o Oscar de melhor animação, se foi indicado a melhor filme, óbvio que levará a estatueta. Vejam esse filme, é quase obrigatório, é cultura numa leveza impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio