sábado, 13 de fevereiro de 2010

Oscar 2010- Algumas considerações…

Eu sei que, como bons cinéfilos que vocês são, concerteza já devem ter ido buscar os indicados ao Oscar desse ano em outros sites e tals, mas isso é algo meio de praxe de blogs sobre cinema, enfim aqui está. Trabalho não terei nenhum, já que será um mega Ctrl+C Ctrl+V ;D. Mas também não serei tão vagabundo, farei pequenos comentários. Não farei em todas as categorias, até pq estou pensando em fazer algo diferente mais tarde em relação a essa matéria do Oscar, se até uma semana antes da premiação eu ver q não vai dar pra fazer o q eu estou pensando, escrevo um post normal msm, enfim, quando for a hora saberão.

A lista dos Indicados ao Oscar 2010:

Melhor filme
"Avatar"
"Um Sonho Possível"
"Distrito 9"
"Educação"
"Guerra ao Terror"
"Bastardos Inglórios"
"Preciosa"
"Um Homem Sério"
"Up - Altas Aventuras"
"Amor Sem Escalas"

Esse ano a Academia decidiu aumentar o nº de indicados a melhor filme p/ 10, pegando quase todos os gêneros cinematograficos, ficção cientifica, ação, guerra, comédia, drama e animação. Já era de se esperar que Avatar fosse indicado, mas eu realmente odiaria que ele ganhasse, o Oscar perderia mta credibilidade aprovando um filme tosco e óbvio como esse, qualquer um dos outros eu aceito, menos esse. Pra vcs terem uma ideia Up Altas Aventuras é mais maduro, envolvente e original do que Avatar! Entre eles o que eu acho que vai desbancar Avatar é Guerra ao Terror, filme que eu já vi e achei mto pronfudo, provavelmente postarei sobre ele mais tarde. Agora um que eu piraria de felicidade se ganhasse era Bastardos Inglórios que conseguiu 8 indicações ao Oscar, só perdendo para Avatar e Guerra ao Terror em números de indicações (ambos 9). Estranhei o fato de filmes balados como Invictus e Nine não terem entrado na lista, ainda não os vi, pode ser que sejam ruins, mas sei lá…

Melhor diretor
James Cameron, "Avatar"
Kathryn Bigelow, "Guerra ao Terror"
Quentin Tarantino, "Bastardos Inglórios"
Lee Daniels, "Preciosa"
Jason Reitman, "Amor Sem Escalas"

Torço para Quentin óbviamente, mas a luta será travada entre o ex-casal James Cameron e Kathryn Bigelow, fato cômico completamente inédito na história do Oscar. Tenho que reconhecer q Cameron fez um grande trabalho (visual) em Avatar, deve ter sido mto trabalhoso pra ele e é um grande mérito pro cara, mas a sua ex-mulher conseguiu fazer o q eu mais aprecio em questões de direção, que é nos mostrar de um jeito diferente a realidade, de um angulo diferente, no caso ela nos coloca no meio da guerra, como se nós fossemos o protagonista, nós vemos os acontecimentos do mesmo ângulo dos personagens, o que dá uma realidade à guerra inacreditável!             

Melhor ator
Jeff Bridges, "Crazy Heart"
George Clooney, "Amor Sem Escalas"
Colin Firth, "A Single Man"
Morgan Freeman, "Invictus"
Jeremy Renner, "Guerra ao Terror"

Melhor atriz
Sandra Bullock, "Um Sonho Possível"
Helen Mirren, "The Last Station"
Carey Mulligan, "Educação"
Gabourey Sidibe, "Preciosa"
Meryl Streep, "Julie & Julia"

Eu adoro a Meryl Streep, pra mim é uma das maiores atrizes de todos os tempos, quase todo ano ela é indicada! Dessa vez acho que não leva, a Sandra Bullock ta prometendo, mas tbm não sei.

Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, "Invictus"
Woody Harrelson, "O Mensageiro"
Christopher Plummer, "The Last Station"
Stanley Tucci, "Um Olhar do Paraíso"
Christoph Waltz, "Bastardos Inglórios"

Não querendo puxar o saco, mas quem leva é o Waltz de Bastardos, ele vem papando todos os prêmios que ele foi indicado por causa de seu personagem, creio que não será diferente no Oscar.

Melhor atriz coadjuvante
Penelope Cruz, "Nine"
Vera Farmiga, "Amor Sem Escalas"
Maggie Gyllenhaal, "Crazy Heart"
Anna Kendrick, "Amor Sem Escalas"
Mo'Nique, "Preciosa"

Melhor animação
"O Fantástico Sr. Raposo"
"Coraline e o Mundo Secreto"
"Up - Altas Aventuras"
"A Princesa e o Sapo"
"The Secret of Kells"

Olha, se foi indicado ao Oscar de melhor filme, concerteza Up Altas Aventuras vai levar o prêmio de melhor animação.

Melhor roteiro original
"Guerra ao Terror"
"Bastardos Inglórios"
"O Mensageiro"
"Um Homem Sério"
"Up - Altas Aventuras"

Melhor roteiro adaptado
"Distrito 9"
"Educação"
"In the Loop"
"Preciosa"
"Amor Sem Escalas"

Melhor filme estrangeiro
"A Teta Assustada", Peru
"A Fita Branca", Alemanha
"O Profeta", França
"Ajami", Israel
"O Segredo de Seus Olhos", Argentina

Melhor direção de arte
"Avatar"
"O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus"
"Nine"
"Sherlock Holmes"
"A Jovem Victoria"

Eu creio que na maioria das categorias técnicas em que Avatar esteja participando ele levará a estatueta, mas tbm acho que não serão todas, mas não me escutem, sou péssimo para avaliar essas questões.

Melhor fotografia
"Avatar"
"Harry Potter e o Enigma do Príncipe"
"Guerra ao Terror"
"Bastardos Inglórios"
"A Fita Branca"

Melhor figurino
"Brilho de uma Paixão"
"Coco Antes de Chanel"
"O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus"
"Nine"
"A Jovem Victoria"

Melhor edição
"Avatar"
"Distrito 9"
"Guerra ao Terror"
"Bastardos Inglórios"
"Preciosa"

Melhor maquiagem
"Il Divo"
"Star Trek"
"A Jovem Victoria"

Melhor trilha sonora
"Avatar"
"O Fantástico Sr. Raposo"
"Guerra ao Terror"
"Sherlock Holmes"
"Up - Altas Aventuras"

Melhor canção original
"A Princesa e o Sapo", com "Almost There"
"A Princesa e o Sapo", com "Down in New Orleans"
"Paris 36", com "Loin de Paname"
"Nine", com "Take It All"
"Crazy Heart", com "The Weary Kind"

Melhor documentário de longa-metragem
"Burma VJ"
"The Cove"
"Food, Inc"
"The Most Dangerous Man in America"
"Which Way Home"

Melhor documentário de curta-metragem
"China's Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province"
"The Last Campaign of Governor Booth Dardner"
"Music by Prudence"
"Rabbit à la Berlin"

Melhor curta-metragem de animação
"French Roast"
"Granny O'Grimm's Sleeping Beauty"
"The Lady and the Reaper"
"Logorama"
"A Matter of Loaf and Death"

Melhor curta-metragem
"The Door"
"Instead of Abracadabra"
"Kavi"
"Miracle Fish"
"The New Tenants"

Melhor edição de som
"Avatar"
"Guerra ao Terror"
"Bastardos Inglórios"
"Star Trek"
"Up - Altas Aventuras"

Melhor mixagem de som
"Avatar"
"Guerra ao Terror"
"Bastardos Inglórios"
"Star Trek"
"Transformers - A Vingança dos Derrotados"

Melhores efeitos visuais
"Avatar"
"Distrito 9"
"Star Trek"

Esse ano, eu fiz uma promessa de ver todos os filmes indicados a melhor filme antes da premiação, para assim ter uma melhor ideia em quem votar no meu bolão. Da lista eu só vi até agora Avatar, Guerra ao Terror, Bastardos e Up, até o dia vejo tudo, tenho certeza, e quando terminar, volto a postar sobre o Oscar desse ano, fazendo um apanhado geral melhor e levando em conta o que eu vi e não o que eu li a respeito. A temporada de Oscar está aberta…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio