sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Forrest Gump-O Contador de mais de uma história…

Mais que um filme, uma lição de vida, Forrest Gump é sem dúvida um dos filmes mais adorados de todos os tempos, pois consegue botar na sua receita um humor leve e inocente, um drama por vezes melancólico mas bem interessante, e uma história incrível que se entrelaça com muitas outras, sendo assim um dos filmes mais legais da década de 90.

O filme nos mostra a vida de Forrest Gump narrada por ele mesmo enquanto está conversando com desconhecidos num ponto de ônibus. Forrest conta a eles toda a sua história desde o início, desde criança. Ele tem um QI abaixo da média, sendo assim retardado em relação às outras pessoas, o que desde pequeno lhe influenciou muito. Ele então vai contando toda a sua trajetória de vida, todas as coisas incríveis que ele fez, mesmo não sendo assim tão inteligente e nós ficamos fascinados com aquilo tudo, principalmente pelo modo ingenuo e divertido que ele vai narrando os acontecimentos. Forrest conta realmente tudo que aconteceu com ele até aquele ponto (de ônibus, desculpem, não pude resistir a esse trocadilho esperto), mas as coisas na vida de Gump ainda estavam para mudar, e sua história assim continua…

O filme te conquista porque Forrest te conquista, Tom Hanks atua brilhantemente bem, captando toda a ingenuidade e sutileza de Gump, gerando uma empatia enorme com o público. Ficamos felizes ao vê-lo feliz, ficamos tristes quando ele perde alguem querido, ficamos putos quando começam a caçoar ele e ficamos satisfeitos ao vê-lo realizado, mexendo assim com todas as nossas emoções, transformando Forrest Gump num filme irresistível.

O roteiro do filme é bem montado, e foge totalmente do padrão início-meio-fim empacotados. O filme é progressivo, ele não para, é como uma metáfora das corridas de Forrest, e principalmente não se concentra numa coisa só, a história vai mudando, é um filme imprevisível, não temos ideia do que pode acontecer. No fundo, Forrest Gump é uma metáfora sobre a vida (lá vou eu de novo) que é uma coisa continua, incessante e que nós nunca saberemos realmente o rumo que ela tomará [Mamãe sempre dizia que a vida é uma caixinha de chocolates, nunca sabemos o que podemos achar dentro dela…]. Outra coisa legal do roteiro é o contexto histórico em que ele está inserido. Quando Forrest conta suas aventuras, ele não só faz um resumo de sua vida até ali, mas faz também um resumão da história dos EUA dos anos 50 aos 90, mostrando o desenvolvimento das culturas, das modas, dos fatos decorridos, sendo que ele até participa de alguns acontecimentos históricos importantes. Em alguns momentos hilariantes, nos é mostrado a história através de reportagens televisivas reais da época, onde incluem digitalmente Forrest, mas de forma real, perfeita, nos fazendo crer que ele sempre esteve nessas imagens, o que é pra mim o ponto alto do filme visualmente. Veja a foto embaixo mostrando uma dessas gravações, que conseguiu unir Forrest e John Lennon perfeitamente na cena, com um interagindo com o outro, só vendo para crer.

O longa abocanhou 6 Oscars: Melhor Filme, Diretor (Robert Zemeckis), Ator (Tom Hanks), Roteiro Adaptado, Efeitos especiais e Montagem. Eu tinha uma certa “richa” com esse filme porque ele ganhou o Oscar de melhor filme que pertencia a Pulp Fiction (meu filme preferido, idolatria master) em 95, mas agora percebi que o que tinha que acontecer era um empate técnico. São filmes muito bons, grandes obras primas do cinema que mereciam a estatueta. Fico muito honrado em ter nascido no ano em que eles foram lançados (1994) (Mais uma viagem sem sentido da minha cabeça cheia de coca-cola).

Outra coisa que eu queria ressaltar é a trilha sonora espetacular do filme que vai desde a melancólica música inicial até clássicos pop como California Dreaming, o que dá um ritmo delicioso ao longa. Além disso, também sou obrigado a elogiar a fotografia do filme, que nos apresenta imagens incríveis da América nas caminhadas obcessivas de Forrest.

Não tenho mais palavras para descrever o quão bom esse filme é, repleto de ótimas atuações, ótimas falas [run Forrest, run!], ótimas paisagens e um roteiro brilhantemente original que consegue com maestria entrelaçar a história de Forrest com a dos Estados Unidos. É uma forma bem leve de entreterimento para toda a família, recomendo mesmo, é um daqueles que não se pode deixar de ver, você tem que ir pro túmulo com esse filme na sua grande lista do Filmow de filmes assistidos e favoritos. ASSISTAM!!!! E GRITEM: #morteaAVATAR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio