quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sideways- Comédia que exala o aroma do vinho

Simples como uma uva, e fino como uma garrafa de pinot noir, “Sideways- Entre Umas e Outras” é uma pérola dos filmes americanos, que deve ser apreciado com uma bela taça de vinho e se possível uma boa companhia.

 

A comédia com traços dramáticos conta a história de Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church) dois amigos trintões que estão viajando pela Costa Central da Califórnia para celebrar a despedida de solteiro de Jack. A região, que contem uma grande número de vinículas, foi escolhida por Miles, um enófilo que pretende presentear o amigo com uma despedida de solteiro estilosa, tomando muitas taças de vinhos finos, jogando golf e admirando belas paisagens californianas. Mas Jack tem outros planos, prefere curtir seus últimos dias de solteiro como um verdadeiro solteiro, e se aventura com uma mulher que encontra por lá que o faz repensar sériamente sobre se casar. Miles também tem uma aventura amorosa com uma antiga conhecida que também adora vinhos. Em meio de muito vinho e belas paisagens, os quatro personagens dão ritmo a história que segue muitos caminhos diferentes.

 

O roteiro de Sideways é brilhante em sua simplicidade. O filme todo gira em torno dos quatro personagens principais e fica nisso, cada um com suas histórias, alegrias e angustias, que são postas a mesa nesse incrivel longa banhado a vinho. As atuações dão o tom certo a trama. Paul Giamatti é um ator que não funciona só como personagem secundário, ele como protagonista dá um show de nuâncias e expressões detalhadas, encarnando um personagem inteligente, divertido e por vezes melancólico. Thomas Haden Church é o típico amigo engraçado pegador, leve e descontaído, traz a comicidade ao longa. Sandra Oh e Virginia Madsen interpretam com bastante eficiência as mulheres que interagem com a dupla protagonista, fechando o grupo de personagens principais.

 

Acima de tudo, Sideways é uma declaração de amor ao vinho e todas as suas características, sendo também uma boa aula de cultura enóloga. Miles é um amante do bom vinho e ensina a Jack todas as táticas de se apreciar uma taça de vinho, dizendo o que fazer, como assimilar o gosto e quais vinhos escolher, o que serve para nós também que ao vermos o filme passamos a ter uma ideia melhor sobre esse incrível mundo dos vinhos. E o mais interessante do filme é que ele passa por momentos em que pode receber características de vinho, ele pode ser leve, intenso, encorpado, insosso, embriagante, revigorante, doce, ácido, picante, entre muitos outros adjetivos, mas ele se mantém o tempo todo delicioso. Outro ponto interessantíssimo do longa são as reflexões sobre o vinho, e a comparação feita entre ele e as pessoas, que realmente acontece. Em resumo: a medida que o tempo passa as pessoas e os vinhos amadurecem até chegar ao seu ápice, ao seu ano mais glorioso, depois disso, se não aproveitado bem, começa seu declinio impiedoso e massacrante até o seu inevitavel fim, se tornando um azedo vinagre. Profundo.

 

Sideways é uma ótima comédia, simples, porém com um conteúdo incrível. Cheio de ótimas tiradas e filosóficas reflexões, Sideways é um bom filme que deixará uma noite de inverno bem mais agradavel. Uma dica de ouro é ver o filme com uma boa garrafa de vinho, pois acreditem, você sentirá a vontade de sentir o sabor delirante de uma taça de vinho a cada cena, é inevitável. Acho que isso acontece principalmente pela essência do filme, que é basicamente o vinho, essa bebida dos deuses que agrada os bons paladares, sendo assim, o longa chega a exalar o aroma irresistível do vinho. Aproveitem Sideways sem moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio