terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes- Revivendo o mistério

Já era tempo do cinema reviver as grandes histórias de detetives do século retrasado e que tanto entretinham seus leitores nas noites em que não se tinha televisão, estreiou sexta o novo filme de Guy Ritchie, Sherlock Holmes que mostra aos jovens (falou agora o Cid Moreira) quem é o tão falado Sherlock, grande detetive inglês das páginas dos livros de Sir Arthur Conan Doyle que era capaz de resolver qualquer crime com a ajuda de seu fiel escudeiro Watson.

O grande caso que cabe a Sherlock (Robert Downey Jr) resolucionar dessa vez são os mistérios e crimes relacionados ao sinistro Lorde Blackwood que vem aterrorizando a Inglaterra devido aos seus atos estranhos de magia negra. Holmes como sempre atuará ao lado de Watson (Jude Law) e ainda enfrentará no seu caminho Irene Adler (Rachel McAdams, uma antiga paixão que sempre está a um passo a frente.

O filme é de tirar o fôlego, com um ritmo acelerado, característico de Ritchie, faz você ficar grudado na tela todo tempo, onde nada acontece por acaso e cada detalhe é de suma importancia para a resolução do caso. Uma coisa incrivel desse filme é como ele nos mostra o jeito do Sherlock de pensar, nos apresentando com detalhes como o detetive calcula perfeitamente seus passos, principalmente nas lutas, e depois mostra como que o lance realmente aconteceu. Muito legal isso, me lembrou um pouco “Uma Mente Brilhante”, é de fazer você babar diante da tela!

  As atuações estão ótimas, cada personagens teve um ator q mereceu, Downey Jr está ótimo no papel do irônico e astuto Sherlock Holmes, mas não rouba totalmente a cena, dando espaço a seu parceiro Watson, interpretado com calma e perfeição por Jude Law. E ainda temos Rachel McAdams no melhor papel da sua vida (minha opinião,claro) interpretando Irene Adler, que assim como Holmes é rapida e esperta.

O roteiro é bem encaixado, todos os detalhes que ajudaram a Holmes a resolver o mistério nos é mostrado, nós é que não percebemos e temos aquela grande surpresa no final, gosto de filme assim, q nos engana. Além disso, o longa tem uma ótima dose de humor que cai como uma luva nas mãos de Downey e Law. As questões técnicas dos filmes tbm estão bem afiadas, os figurinos, os cenários e a trilhas estão bem alinhadas.

O filme já apresenta uma deixa para um próximo filme, onde teremos como vilão o arquinimigo de Holmes, Prof. Moriarty, e assim com certeza se transformará numa franquia (não sei pq mas esse lance me lembra Batman Begins).

Recomendo o filme pra todos os entediados entediantes das férias que eu tenho certeza que adorarão a história e talvez até tenham vontade de sair do ócio profundo e pegar um livro do Sherlock Holmes, que acreditem são muitos, e começar a ler!

“Elementar meu caro Watson”

(Estranho é q eu não me lembro de ter ouvido essa frase no filme D:)

2 comentários:

  1. Concordo com tudo que vc disse sobre o filme! Principalmente no fato de o Robert Downey Jr e o Jude Law coexistirem muito bem no filme, um não rouba a cena do outro e os dois conseguem ser cômicos sem serem escrachados. Agora, sobre a frase, é que o Sherlock Holmes nunca disse essa frase nos livros, foi um cara x aí que inventou, mas não está no original... Quero ver de novo!

    ResponderExcluir
  2. Vlw pelo comentario :D Nem sabia desse lance da frase! O filme é foda, merece ser assistido várias vezes....

    ResponderExcluir

Anúncio