sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Exorcista-Não só um bom terror,um bom filme.

Fortalecendo a minha tese de que filme de terror bom é filme de terror antigo, apresento-lhes o filme mais assasutador de todos os tempos: O Exorcista (1973). Para falar a verdade, ele não é tão assustador, mas eu o entitu-lo assim pelo número gigantesco de pessoas que admitem não terem coragem de assisti-lo apenas por seus rumores, o que demonstra todo o poder do filme.

A história todos sabem, Regan, uma menina normalmente dócil e inocente, começa a sofrer fenômenos estranhos, deixando a mãe preocupada e desolada aos saber que nem os médicos conseguem explica-los. Desesperada por ajuda, apela pra a fé chamando um padre jesuíta para exorcisar a menina. Simple? Claro que não. As possessões da pequena Regan pioram a cada momento, transformando-a num dos maiores monstros do cinema. Regan vira o capeta literalmente, ela começa a dizer coisas obcenas, ataca todos que tentam chegar perto dela, se masturba com um crucifixo, vira a cabeça em 360º, se contorce toda, flutua, realmente ela fica fora de si, sem falar que ela se auto mutila, ficando cheia de cicatrizes e com um rosto demoníaco, um close-up em seu rosto é perturbador o bastante para qualquer um.

Além da menininha endiabrada, outro recurso muito interessante que o filme usa para te assustar são as imagens monstruosas rápidas que atacam direto no seu subconsciente, recurso vastamente utilizado por Kubrick em O Iluminado. A diferença em O Exorcista é q as imagens são realmente muito rápidas, não dá pra você ver com detalhes, mas você sabe que viu. Aquilo fica guardado na mente, e quando você vai dormir pode ter se esquecido do filme todo, mas concerteza vai lembrar dessas imagens. Não me esqueço até hoje da imagem de um demônio parecido com o Nosferatu passando pela tela do nada!

O filme não é só bom por te dar medo e ser um ícone do gênero, é bom também por ser bem feito, por estar preocupado com cada detalhe, lhe rendendo 10 indicações ao Oscar, incluindo o de melhor filme, sendo que ganhou 2: melhor roteiro e melhor som. Esses prêmios não me deixam mentir, o filme é realmente muito bom. Outra coisa a ressaltar é a trilha sonora que ajuda a ter deixar angustiado diante a tela e traduz toda a pertubação infantil que o longa nos mostra. O roteiro também não deixa a desejar em momento algum. Para a época, o filme deu o que falar, ainda mais por tratar de um baita “tabu” para a igreja, nos apresentando um padre meio sem fé que lida com o diabo encarnado numa menina que pratica atos indecorosos com um crucifixo! O filme também ficou famoso por vários relatos de pessoas que vomitaram nos cinemas e de pessoas que sofreram casos de possessões após assistirem o filme. Vai dizer que não gelou o sangue agora?

Outra curiosidade é que o seguinte: O Exorcista foi baseado num livro homônimo de William Peter Blatty, lançado em 71, que por sua vez foi inspirado em notícias sobre um garotinho de 13 anos que foi possuído pelo demônio, ou seja, baseado em fatos reais. Sentiu a força do filme?

Eu aconselho a todos a verem esse filme, a versão antiga de 73 é claro, o resto é lixo, as continuações também. Depois de ver este filme, vocês não vão querer saber de nenhum outro moderninho totalmente fútil que se diz terror. Eu recomendo o filme até aos mais medrosos, acreditem, um mês de noites mal dormidas e pesadelos estranhos valerão a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio