sábado, 2 de janeiro de 2010

Planeta dos Macacos-Muito além de uma ficção cientifica, uma crítica!

Planeta dos Macacos pertence a uma das minhas categorias de filme preferidas: filmes que fazem crítica! Talvez, uma das maiores críticas feitas pelo cinema, digo isso, pela sutileza do filme que trabalha com indiretas e jogos de palavras e ideias o tempo todo, fazendo desse filme um deleite para as mentes pensantes. Só para esclarecer estou falando do filme original de 1968, e não do fracassado remake atual que mesmo tendo o brilhante Tim Burton na direção, afundou como o Titanic (o navio e não o filme, óbvio).

O filme conta a história dos tripulantes de uma nave espacial americana que sofre um acidente e que acaba por parar num planeta desconhecido e, a primeira vista, inabitado. Os tripulantes então decidem investigar o lugar para acharem um meio de voltarem para casa e acabam fazendo a arrepiante descoberta: o planeta em questão é dominado por macacos racionais e os humanos são tratados como animais! Depois dos tripulantes serem caçados pelos macacos, o único que permanece vivo e consciente é Taylor, personagem de Charlton Heston, que consegue a atenção dos cientistas macacos amigaveis Zira e Cornelius que querem provar uma teoria e Taylor, de acordo com eles, é a peça chave para comprovarem sua tese. Mas eles terão problemas ao ter que enfrentar as regras impostas pela religião símia local e principalmente o grande vilão Dr. Zaius, que não quer q nenhuma mudança ocorra no Planeta dos Macacos. A medida que o tempo passa, fazemos mais descobertas sobre esse lugar bizarro até o momento final onde encaixamos tudo e entendemos a força e a polemica desse filme sensacional.

O roteiro do filme é muito original, foge de muitos parâmetros da ficção científica (criou novos) e vai muito além da simples diversão pipoca, é um longa intrigante e sinistro. Pode parecer que eu estou exagerando, mas não, é realmente assustadora a grande revelação final, ainda mais em tempos em que tanto se fala em problemas ambientais. Além disso, as falas e diálogos são muito interessantes e sempre satíricas em relação ao mundo humano, pois no filme há uma grande inversão de papéis (Homem X Macaco) gerando diversas tiradas geniais.

O legal de Planeta dos Macacos é que todo o ambiente símio foi cuidadosamente planejado. É perfeitamente uma sociedade símia, com regras, leis, deuses, orgãos de poder, preconceitos, diferenças de classes e raças, tudo. Foi-se criado um mundo paralelo ao nosso, o que é uma delícia de se ver na tela.

Dentre as melhores cenas/críticas do filme está a cena em que Taylor está se barbeando e quando termina Cornelius manda a estupenda frase: “De um jeito muito estranho, você parece menos inteligente agora”. Não digo mais nada, apenas reflitam sobre a frase.

O filme nos propõe uma teoria inteligentemente cruel, jogando na nossa cara como a raça humana é um lixo destruidor que devasta tudo por onde passa e que acaba depois colhendo o que planta do pior jeito possível. Outra coisa que o filme aponta é como a “fé” e o poder daqueles q o tem atrapalha o conhecimento e o desenvolvimento propositalmente para que isso não interfira nas suas bases “sólidas” em que se sentem seguros, protegidos e no controle, fato que acontece e muito hoje em dia, fazendo assim mais uma crítica esperta à humanidade.

Esse filme é indispensável para qualquer cerébro que funcione preocupado com o mundo em que vive e que, assim como eu, adora filmes inteligentes que o desafia a pensar e que faz críticas sutis porém fortes. Também recomendo a todos aqueles que odeiam a raça humana e desejariam que esses malditos não existissem! (by Taylor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio