quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Blade Runner- Eis a questão!

Talvez um dos maiores filmes cults da ficção cientifica, Blade Runner consegue fazer a estranha mistura Noir+ficção futurista dar certo de um jeito incrível!

Num futuro não tão distante agora, em 2019, a ciência, após avanços significativos na área genética, consegue criar andróides idênticos aos humanos e que são até superiores a nós, mais forte e inteligentes, chamados Replicantes, q eram usados para explorarem novos planetas. Tudo corria bem, até que eles se rebelaram contra nós e estão proibidos de pisar na Terra, e agora são caçados por policiais, conhecidos como Blade Runners. Harrison Ford vive um ex-Blade Runner que é chamado de volta a ativa para caçar um grupo de Replicantes q conseguiram voltar a Terra em busca de respostas para suas dúvidas existenciais, como quem é seu criador, porque eles só   duram 4 anos e qual é o motivo de suas existencias (perceberam o paradoxo e a reflexão que o filme nos propõe?). Então, Deckard vai atrás desses replicantes para cumprir seu dever. No meio do caminho, numa visita a seu amigo e criador dos Replicantes Tyrell, Deckard conhece Rachael, assistente de Tyrell que não sabe que é replicante por ter memórias da sobrinha de Tyrell injetadas nela e que também não é delatada nem por Deckard e muito menos pelo Tyrell. Deckard começa a se interessar por ela, e continua a sua caça aos replicantes, matando um por um, até o revelador e interessante final do filme.

Mais uma ficção que consegue nos fazer pensar sobre várias coisas. Diferente de Planeta dos Macacos, Blade Runner nos faz pensar sobre nossas dúvidas existenciais e como elas nos fazem sentir. O filme consegue traduzir com perfeição esse sentimento de incerteza e depressão, de certa forma, que nós sentimos por nós não sabermos de quase nada sobre a vida realmente, que é o que os Replicantes buscam descobrir a todo instante, e até matam para descobrirem e também morrem por isso. A medida que o filme passa, é impressionante ver como os humanos vão ficando cada vez mais desumanos e os andróides cada vez mais humanos.

Um dos pontos a ressaltar do filme é a sua estética que nos mostra uma Los Angeles futurista diferente das outras que costumam ser todas iluminadas e totalmente tecnológicas. Blade Runner apresenta uma cidade obscura, negra e não tão moderna, não em todos os lugares pelo menos, não há mendigos high-tech como em outros filmes, as modernidades e as novas tecnologias estão ao alcance de poucos, que é como vai ser no futuro. O longa lembra realmente os filmes noir pelo cenário, e quando se alia a aparelhos futuristas fica uma ótima mistura na tela, tornando o filme único!

O que tornou Blade Runner tão cultuado e comentado foi a dúvida existente e não respondida no filme: será Deckard um replicante? Se você não viu o filme e quer tirar sua própria conclusão pare de ler agora, estais entrando na ZONA DE SPOILLER! Ao meu ver Deckard é um replicante sim, com memórias já programadas, assim como Rachael. Para os humanos, nada melhor para caçar um Replicante do que um Replicante, sem que ele saiba disso é claro, por isso que ele foi chamado novamente para atuar e não substituído. Seria muito perigoso para um humano esse tipo de trabalho, então enviam um andróide também, que o realizará com mais perfeição e excelência. Uma prova que ele é Replicante (eu acho), é o lance do Deckard sonhar com um unicornio, que seria uma espécie de sonho pré-programado, e quando aquele outro policial deixa um origame de um unicornio no chão, momentos antes de Deckard e Rachael fugirem, seria como um aviso para Deckard que ele é um replicante e esse policial sabe disso. Conseguiram entender a ideia? Acho que tudo é piração da minha cabeça, mas como todos que assistiram a esse filme, tenho uma ideia própria sobre essa questão.

Super recomendo o filme, é simplesmente o ícone dos filmes instigantes e que nos deixará sempre na dúvida, é como uma referência às dúvidas existenciais da vida, nunca saberemos a resposta….

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio