domingo, 10 de janeiro de 2010

Laranja Mecânica

Finalmente estou postando sobre um dos filmes que eu mais curto: Laranja Mecânica. É um filme único, diferente de todos os outros, dirigido pelo brilhante Stanley Kubrick que consegue num único longa fazer uma crítica à sociedade, nos chocar, nos emocionar, nos fazer rir e até ter alguns pesadelos bizarros com o estranho e violento Alex.

Num futuro não determinado o jovem Alex (Malcolm Mcdowell) e sua gangue passam as noites fazendo o que chamam de “ultraviolência”, eles invadem casas e destroem tudo, além de violentar seus habitantes e estrupar as mulheres. Alex vive com os pais que não sabem o que ele faz quando sai a noite, acham que ele está fazendo algum bico por aí. Alex, além de adorar a violência, também gosta de ouvir músicas clássicas, principalmente Beethoven , e de transar. Num dia normal de “ultraviolência”, enquanto invade a casa de uma mulher e a mata acidentalmente em seguida, os membros da sua gangue chamam a polícia, como forma de vigança por uma atitude de Alex q eles não gostaram muito, e assim Alex é preso por invasão de domícilo e homicídio. Ele não vai para prisão, mas sim para uma “clínica de reabilitação” para jovens deliquentes. Lá ele se empenha o máximo para “dançar conforme a música” dos seus superiores, de forma meio sarcátisca, porém sutil, conquistando a atenção e, de certo modo, a admiração dos padres e professores da clínica. Pelo seu “desempenho exemplar” e por seu antepassado de crimes pesados, ele é escolhido para um novo tratamento que dizia “curar” a má índole nas pessoas, o Tratamento Ludovico. Alex aceita fazer esse teste, em troca da redução do seu tempo penal. O tratamento consiste em exibiçoes de filmes violentos, que lembravam aqueles q Alex cometia anteriormente juntamente com medicações q lhe provocavam náuseas, mexendo assim com seu lado psicológico. Ele então começa ficar aterrorizado com as imagens q vê, seno que quando eles botam no fundo dos filmes como trilha músicas de Beethoven ele pira totalmente e acha um pecado fazerem isso com as músicas dele, indo assim até a sua reabilitação total, quando ele está totalmente inocente e sem vontade nenhuma de cometer atos violentos, nem mesmo se for para sua proteção. Depois de uma apresentação a publico do tratamento oferecido pelo governo, onde botaram Alex à prova testando se ele cometia algum ato violento quando provocado, ele é liberto e recolocado na sociedade. Quando sai de lá, ele está totalmente desprovido de qualquer malícia, não reagindo a nada, ele não batia mais em ninguem, ou estrupava, pois só de pensar nessas coisas ele sentia vontade de vomitar, deixando ele então sem defesas. E agora ele vai ter q enfrentar todos aqueles q ele fez mal anteriomente q querem se vingar deles, inclusive seus “amigos”. Vai sendo assim até o final onde temos uma triste revelação sobre a sociedade.

Laranja Mecânica é um filme excepcional, que é adorado por muitos jovens, pois entre outros motivos é filme bem jovial realmente, além de ter uma carga punk extraordinária. É genial o contraste proposto por Kubrick ao misturar música clássica (algo belo) com cenas de violência pesada (algo ruim) numa perfeita simetria que chega a ser sinistra. Mesmo que o filme seja violento ele não é “trash”, ele não coloca a câmera focalizando os atos violentos, ele não é Robert Rodriguez, é uma violência sutil, onde nós não precisamos ver sangue para nos contorcer diante da tela, sendo este um dos maiores méritos do filme. Uma das cenas q eu mais gosto é a 1º invasão q o filme nos mostra, na casa de um escritor, ver Alex chutando esse senhor ao ritmo de Singing in the Rain é, de uma forma estranha, muito divertido, pode até parecer sadismo meu ou sei lá, mas todos q eu conheço q viram esse filme também acharam divertida, é uma cena q choca mas ao mesmo tempo nos mostra algo novo e assim nos diverte (só vendo para entender).

Este é mais um filme que nos desafia a pensar no que ele realmente quer dizer, na minha opinião “filosofia de buteco” é uma grande crítica a sociedade formada pela nova geração, e mostra como o ato de tentar controlá-la e moldá-la é inútil, já q a própria sociedade fará com que tudo volte ao “normal”, já que ela mesma é errada e incentiva que as coisas ruins ocorram. Lembrando agora de uma das poucas aulas de sociologia em q eu permaneci acordado, é um teorema bem simples, de acordo com o filme, é impossivel mudar o individuo sem antes mudar a sociedade, o q também é impossivel, então, com todo respeito, fudeu! Falando sério, essa é a ideia q o filme tenta passar, a sociedade é vil, e ela assim gerará individuos cruéis, pois isso é algo q a sociedade cultua e realiza, então de nada adianta fazer a “lavagem cerebral” em Alex, pois quando ele volta indefeso para a sociedade ele sofre todo tipo de violencia, sendo reeducado a esses moldes e voltando assim a ser violento, como ele mesmo diz, “estava definitivamente curado”.

Duas coisas que eu quero destacar do filme são: a trilha sonora q como já foi dito é composta por grandes clássicos de Beethoven, inclusive a 9º que dá um toque incrivel no filme, e o roteiro adaptado do livro homônimo de Anthony Burgess q é cheio de palavras criadas pela gangue, é um dialeto próprio deles, q mistura inglês britânico com russo e outras linguas, dando originalidade e individualidade ao filme.

Quando acabamos de ver o filme quase nos esquecemos de nos perguntar o porque do título: Laranja Mecânica. Existem duas respostas q eu gosto mais de usar: uma diz respeito a um ditado anglo-saxão "As queer as a clockwork orange", ou “Tão estranho quanto uma laranja mecânica”, reforçando a bizarrice do filme; e a outra q pra mim é mais coerente q diz q laranja é matéria orgânica, um ser vivo, sendo ela mecânica seria desnaturalizada, controlada, programada, assim como aconteceu com Alex, um ser vivo q foi controlado pelo governo através de um tratamento anti-violência. Legal né?

Como todos filmes do perfeccionista Stanley Kubrick, tudo é feito nos mínimos detalhes, dando aquele grau de perfeição já conhecido pelo filme 2001 Um Odisséia no Espaço , e que teve como resultado 4 indicações ao Oscar, incluindo o de melhor filme.

Laranja Mecânica é um filme violento, estranho, divertido, punk, engraçado, perturbador e bom, então não morram antes de assistirem esse filme polêmico do saudoso Kubrick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio