domingo, 10 de janeiro de 2010

Freaks- Bizarrice comovente

Sem dúvida, esse é um clássico do gênero cinema bizarro que poucos conhecem, mas que exerce um grande impacto na vida daqueles que o assistem por causa do tema que aborda que permanece atual após quase 80 anos: preconceito com os “diferentes”.

A história se passa num circo onde se encontram algumas “aberrações” e outras pessoas comuns que se apresentam por lá, como Hércules, o “Homem Musculoso”, e Cleópatra, uma trapezista que roubou o coração do anão Hans. Hans acaba por receber uma herança milionaria, atraindo enfim a atenção de Cleópatra, que se junta ao seu amante Hercules para armar um golpe para se casar com Hans, o matar em seguida e ficar com a grana. Então, temos a festa de casamento do casal que tem como convidados todas as “aberrações” do circo. No meio da festa começa uma espécie de ritual, que é a cena mais memorável do filme, com todos os “freaks” cantando em coro “One of Us”, dizendo que agora Cleópatra por se casar com Hans se torna um deles, cena que chega a ser meio perturbadora. Cleópatra não gosta da ideia de se tornar “um deles” e começa a xingá-los, chamando-os de nojentos e monstros. Hans não gosta, mas mesmo assim se casa com ela. Mais tarde, ele descobre o plano de sua esposa e vira o jogo armando uma para ela junto com as “aberrações” o que resulta numa grande vingança que te leva a aterradora parte final do filme!

Freaks é um filme bem curto, tem menos de um hora e meia, tempo necessário para passar muito bem a sua mensagem, nos mostrando que todos devemos conviver igualmente, sem preconceitos.

As “aberrações” do filme são reais, não são truques de maquiagem, são pessoas que nasceram realmente assim, dando uma realidade ao filme impressionante. Essas figuras não te metem medo ou te fazem rir, é um sentimento diferente, não sei como explicar, eles geram uma empatia enorme em nós, que nos comove de uma maneira diferente, só vendo pra entender.

Esse filme é bem dificil de se encontrar, eu vi pelo sensacional canal TCM, mas creio que vasculhando a internet consiga achá-lo. Quer ver um filme diferente? Então veja “Freaks”.

Nem queiram saber…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio