sábado, 26 de setembro de 2009

Quero Ser John Malkovich- Seção CU do CULT

Encerrando com chave de ouro as análises dos filmes q aluguei no feriado de 7 de setembro eu apresento-lhes um dos filmes mais cult q eu já vi: Quero Ser John Malkovich.

“Original” é o adjetivo q melhor qualifica esse filme, graças ao roteiro inteligentemente maluco assinado por Charlie Kauffman autor do também não convencional “Adaptação”. A história é simplesmente esta: Craig, um titereiro (cara q controla marionetes interpretado por John Cusack) desempregado arranja um emprego de arquivista numa empresa estranha. Ele é casado com a esquisita Lotte Schwartz (Cameron Diaz), apaixonada por animais (não to falando do Craig) q o convence a ficar com o emprego. O “escritório” de Craig se localiza no andar 7 e meio, entre o andar 7 e 8, de modo q o seu teto é tão baixo q a todo tempo as pessoas tem q andar curvadas, mas isso não chega perto da coisa mais estranha dessa empresa. No trabalho, Craig conhece Maxine (Catherine Keener) por quem se apaixona perdidamente, mas é totalmente não correspondido. Num dia aparentemente normal de trabalho, remexendo algumas gavetas, ele encontra um buraco na parede e decide averiguar até onde ele vai, e quando ele se da por si, vê q esta na mente de John Malkovich, vendo tudo q ele vê, presenciando tudo q ele esta vivendo por apenas 15 minutos, depois voltando a ser si mesmo. A partir daí muitas coisas acontecem, e o filme toma rumos q nós nem podíamos imaginar, sendo q a cada passo ele se abre em novas possibilidades até chegar num maravilhoso e genial final.

Durante as duas horas de filme, o longa ainda consegue tratar de questões como lesbianismo, amores obcessivos, livre arbitrio e até de certa forma vida após a morte.  Kauffman conseguiu juntar tudo isso de forma brilhante, sem perder o ritmo ou deixar partes sem nexos, tudo no fim se encaixa.

O filme, por mais maluco q seja, passa uma mensagem bem escondida por meio de metáforas e cenas meticulosamente montadas, oferencendo ao telespectador uma experiencia q poucas vezes ocorreram na história do cinema. Um dos momentos mais interessantes do filme acontece com a hilária cena em q o próprio John Malkovich entra no portal para o seu cérebro, já da pra imaginar (ou não) a confusão q vai dar. E outro ponto legal do filme é q ele, mesmo sendo um filme cabeça (sem trocadilhos), não é dificil de entender, tudo é auto explicativo e segue uma certa lógica (presente apenas no filme, é claro).

Além de ter sido super aclamado pela crítica, o filme ainda recebeu 3 indicações ao oscar, o de melhor diretor para o estreiante Spike Jonze, melhor roteiro para Charlie Kauffman e melhor atriz coadjuvante para Catherine Keener.

Olha se vc gosta de coisas novas, gosta de ver um filme com boas sacadas, ótimos dialogos e histórias totalmente fora dos padrões, “Quero Ser John Malkovich” é O filme q vc tem q ver o mais rápido possivel. A sensação de quando vc descobre o q esta realmente acontecendo e para q q serve aquilo tudo é muito boa, é o tipo de sensação q só um bom filme feito a partir de um roteiro genial e sagaz pode oferecer. Não adianta mais falar nada sobre o filme, porque não dá, vcs tem q ver para crer, entender e perceber o quão perfeito esse filme é. Assistam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio