sábado, 19 de setembro de 2009

Os 12 Macacos- Seção CU do CULT

Uma das coisas q eu mais gosto em “filmes quebra cabeça” é aquela sensação de desnorteamento total até o final do filme onde o q vc achou q era, na verdade não era, sendo o q foi uma lembrança foi o presente alterado no futuro. É mais ou menos esse raciocinio q se tem ao assitir essa obra prima cult em todos os sentidos.

A história de certo modo é bem simples, mas com o decorrer do filme vemos q nada é simples ou sequer lógico (para nós). Temos como protagonista James Cole (Bruce Willis) um prisioneiro do futuro q em troca de sua liberdade aceita voltar no passado (o nosso presente no caso) para descobrir a origem de um vírus q quase dizimou por inteiro a humanidade em 2035. Quando ele chega no passado ele é visto como louco, devido as coisas “sem sentido” q ele diz e vai para um hospício onde conhece o excentrico Jeffrey Goines (Brad Pitt), um maluco “revolucionário” q ajuda James sair de lá para concluir sua “missão”. Ainda no hospício, James conhece a Dra. Kathryn Railly (Madeleine Stowe) q de inicio acha ele um verdadeiro louco psicótico, mas q acaba ajudando-o quando ve q as coisas q ele diz podem se realizar. Durante todo o filme acontecem muitos “Plot Twists” (viradas na história) até a chegada de seu final impactante e ambiguo, onde vc não tem mais certeza de nada.

Esse é realmente um filme muito bom, ele segue uma boa linha de raciocinio de modo q seus eventos não são tão surreais, ainda mais para nós q estamos passando por um momento preocupante por causa da Gripe Suína. O interessante de “filmes quebra-cabeça” como esse é q eles adoram usar o recurso do Tempo para deixar o telespectador ainda mais confuso. Primeiro pq nós perdemos nossa noção temporaria, não sabemos se o q nos é apresentado é futuro, presente ou passado, segundo q tudo q se altera no passado, tem uma consequencia no presente, sendo  assim, também no futuro, fazendo nossos neurônios ferverem. Outro ponto positivo do filme são as atuações, dando destaque a Brad Pitt q fez muito bem um maluco cheio de trejeitos e manias q roubaram as cenas algumas vezes.

Para quem gosta de “filmes quebra-cabeça-queimadores-de-neurônios” Os 12 Macacos é uma ótima sugestão. Assistam, mais vejam logo, pois o futuro é apenas uma história….

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio