sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Jackie Brown- Seção CU do CULT

Depois que Quentin Tarantino ganhou status de gênio do cinema atual pelo seus 2 primeiros filmes, Cães de Aluguel e Pulp Fiction, seu filme seguinte, Jackie Brown, já era aguardado com ansiedade pelo seu recém formado grupo de fãs que esperavam mais um filme grandioso com todas as características presentes nos 2 filmes anteriores e ainda contando com um elenco estrelar com nomes como Samuel L. Jackson, Pam Grier, Michael Keaton, Bridget Fonda e com o louvavel Robert De Niro. Talvez, pelo filme ter sido tão aguardado, não atingiu as expectativas dos fãs que classificaram o filme como apenas “morno”. Quando eu vi o filme senti o mesmo, não que o filme não seja bom, ele é ótimo, tem uma boa história, bons personagens e tal, mas eu esperava mais de um “Tarantino’s Movie”.

O filme faz o estilo “trapaceiros armando golpe para arrancar algum dinheiro sujo” onde o que está em jogo é o dinheiro de um traficante de armas, Ordell Robbie (Samuel L. Jackson) que é transportado com frequencia pela aeromoça que dá nome ao filme-Jackie Brown para aqueles q ainda não entenderam- interpretada pela Pam Grier. Mas num certo dia esse esquema acaba dando errado e Brown é pega com a mala cheia de dinheiro pelo policial Ray (Michael Keaton) e seu colega q oferecem liberdade em troca de sua ajuda para pegar Ordell, daí arma-se um grande plano. Na jogada ainda temos um recem saído da prisão amigo do traficante, interpretado por Robert De Niro num papel de certo modo escondido, temos também a “namorada” gostosa do traficante (lê-se fornecedora de prazer) vivida pela Bridget Fonda e Max Cherry, agente de fianças q se apaixona perdidamente por Jackie Brown.

Mantendo o seu estilo de fazer referencias a outros filmes ou  escolas cinematograficas, Tarantino dessa vez ataca os filmes em que a maioria dos atores eram negros, denominados filmes “blaxploitation” que fizeram muito sucesso na década de 70 e que a Pam Grier se destacava.

O filme num todo é muito bom, o jeito q a trama vai se desenrolando é incrivel e o final é impressionante, mas acho q dessa vez Tarantino errou de mão. Não sei explicar direito, mas nesse filme Quentin perdeu um pouco a sua essencia, já q o longa não tem tantos dialogos geniais como de costume, ou trilhas sonoras frenéticas, e até mesmo chega a ser um filme pouco violento para o nível dele- basta ver uma cena de Kill Bill para entender o q eu digo. A única parte q eu consegui dizer “porra, taí uma coisa genial” foi o clímax do filme com toda a confusão do plano pra pegar o dinheiro, q ele, a cada tomada, mostra o ponto de vista de um dos participantes do golpe, de modo q vc só realmente entende o q aconteceu quando a camera mostra a visão do último personagem, o q na tela fica muito foda.

Contudo é um filme assistivel, muito melhor do q muitos filmes de ação atuais, mas fica o aviso, para aqueles q querem ver um filme de ação cheio de reviravoltas eu recomendo Jackie Brown, mas para aqueles q querem ver um filme genial q capta toda a essencia do Quentin Tarantino eu aconselho pegar Jackie Brown jogar bem longe e escolher “Cães de Aluguel”, “Pulp Fiction” ou “Kill Bill”, q aí é satisfação na certa. Boa Sessão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio