domingo, 2 de agosto de 2009

Harry Potter 6- análise

Depois de muita enrolação, finalmente estou aqui para fazer o q eu prometi, q é fazer a critica do mais novo filme da saga milionária de Harry Potter. Estejam cientes que o texto a seguir contem spoillers- revelações sobre o filme- então se não quiser estragar a surpresa não leia, se quiser, leia e conte para alguem que ainda não viu o filme nem o livro.

Como eu disse anteriormente, esse foi o primeiro filme que eu vi que foi adaptado de um livro que eu li, então tive a oportunidade de conhecer melhor a história e ver o que ficou faltando nesse filme. O livro tem como foco Voldemort e sua história de vida já q Harry passa quase o tempo todo com Dumbledore mostrando-lhe lembranças de Voldemort em sua penseira, para que assim Harry conheça melhor seu inimigo, podendo assim se preparar para a grande batalha final. Essa parte do livro realment é bem cansativa e chatinha, então acho que é por isso que apenas duas dessas lembranças foram mostradas no filme, o que de certa forma foi ao mesmo tempo bom e ruim. Foi bom pois deu mais ritmo ao filme, e foi ruim por deixar de explicar várias coisas de extrema importância para o entedimento de toda saga. Lendo o livro temos mais informações sobre as Horcruxes e quais são elas, além de entendermos todos os problemas da infância de Riddle que o levaram a ser o demônio em pessoa conhecido como Voldemort. Enquanto eu via o filme e percebia que as lembranças foram esquecidas (trocadilho ridiculo) pelo diretor não fiquei tão decepcionado, pois achei que ele optou por tirar essa partes para que haja mais tempo para a grande “batalha” no final e para a comovente cena do velório de Dumbledore, mas não foi isso que aconteceu. Quando li essa parte no livro achei que seria um prato cheio para o diretor lotar de efeitos e garantir um final realmente satisfatório e ao mesmo tempo aperitivo para os próximos 2 longas que encerrarão a saga, mas ele preferiu apelar para o básico, simplesmente tirando essas duas cenas, então temos no final apenas a parte da caverna- que ficou realmente muito boa a proposito- a parte do assassinato de Dumbledore- totalmente diferente do que esta no livro o que eu vou comentar no próximo paragrafo-e uma pequena “homenagem” ao diretor que nem se compara ao seu enterro no livro.

A parte do assassinato de Dumbledore no livro tem todo um contexto de fatos que culminam num final realmente inevitavel, mas no filme a cena poderia ter sido evitada se Harry quisesse, vou mostrar as diferenças entre elas:

Livro: Harry e Dumbledore chegam a Hogwarts logo depois de terem conseguido a suposta horcrux na caverna graças as vassouras que eles pegaram emprestado com a madame Rosmerta quando aparataram em Hogsmeade, no colégio a AD estava lutando contra os comensais da morte que penetraram no castelo através do guarda roupa sumidouro (implantado pelo mais novo comensal Draco Malfoy), Harry a pedido de Dumbledore vai acordar Snape, mas momentos antes ele escuta os comensais subindo as escadas e quando se prepara para lutar Dumbledore o petrifica e o deixa invisivel, então chega Draco que começa a ameaçar o diretor de morte e assim os dois tem uma longa conversa onde Malfoy passa a pensar em desistir da sua missão (matar Dumbledore), mas aí chega os outros comensais e começa um diálogo incrivel entre os presentes cheio de sarcasmo e crueldade até o Snape chegar e concluir a missão de Draco lançando sobre Dumbledore um impiedoso Avada Kedavra. Dessa forma a história ficou mais convincente, reflexiva e realmente inevitavel, Harry não podia se mexer e por isso não pode interferir, agora vejam como foi no filme.

Filme: Harry e Dumbledore aparatam em Hogwarts onde os comensais já os aguardava mas não estavam batalhando com a AD, Dumbledore vai a Torre e manda Harry se esconder numa espécie de subsolo com visão para o andar de cima (o que o possibilitou assistir tudo que estava rolando), então chega Draco com os comensais, troca algumas palavras com Dumbledore e desisti da missão, em seguida aparece Snape no andar onde estava Harry e faz um sinal para ele fazer silêncio, aí sobe e executa Dumbledore, “the end”. Pelo filme pareceu que o Harry “amarelou” e não fez nada para salvar seu querido professor e ficou apenas assistindo. O filme até tenta explicar isso mostrando que Dumbledore pediu para que ele fizesse tudo que este mandasse em qualquer circunstancia, mas de qualquer forma ficar parado não faz o estilo de Harry, então ficou bem estranho toda essa cena.

Fora essas partes importantes do livro, o filme foca também na vida amorosa de seus personagens, e nos mostra um casal inesperado que é Harry e Gina e nos ajuda a ter certeza da quimica entre Rony e Hermione que já vinha se afirmando nos últimos filmes, e que nesse se mostra através do ciume de Hermione por Rony q estava pegando a grudenta Lilá Brown q passa o filme montada nele -quase que literalmente. Na parte amorosa do filme, pouco tenho a reclamar, somente o fato do 1º beijo de Harry e Gina que é muito melhor no livro do que no filme, já que no livro há toda uma emoção desesperada em volta causada pela vitória do time de quadribol na copa e que culmina num beijo público inesperado entre eles.

Mas acho que para aqueles que não leram o livro, o filme foi bem recebido, então eu o recomendo a todos, pois esse filme serve mais como uma aula explicatória para que se entenda toda a porradaria dos dois próximos filmes.

Concluindo, para aqueles que não leram o livro: divirtam-se, e para aqueles que leram: conformem-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio