quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Continuações, remakes, adaptãções e falta de criatividade

“Nada se cria, tudo se copia” taí uma frase q resume todo este post q vai falar da falta de criatividade de hoje em dia q domina os cinemas com histórias já criadas, mas q mesmo assim rendem milhões.

Comecemos com as adaptações q dos três tópicos eu considero menos pior, pois é apenas uma forma diferente de nos apresentar uma história de um livro ou de um quadrinho. É um jeito de  mostrar o mundo do livro de um jeito mais “real”, nos dando uma idéia melhor sobre como é a vida do protagonista da história,  fazendo o trabalho, antes feito pelas nossas mentes, de imaginar como devia ser tal coisa, tal situação do livro. Nessa categoria temos fortes representantes como o atual Harry Potter, Senhor dos Anéis, as Crônicas de Narnia, O Diabo veste Prada, entre outros q a gente nem fazia idéia que era uma adaptação como a comedia Sim Senhor lançada esse ano, e um dos maiores filmes de todos os tempos: Poderoso Chefão q também entra nesta lista. Sobre adaptações, não tenho muito a dizer já q a maioria delas resulta em continuações, principalmente aquelas originadas de quadrinhos ou livros juvenis, então passemos ao próximo tópico.

As continuações são, sem menor sombra de dúvida, o recurso mais usado hoje em dia pelos produtores para atrair o público e faturar nas bilheterias. Os principais gêneros que lançam continuações são os blockbusters de ação, aventura, comédia, fantasia, terror e ficção cientifica, poucos fogem dessa regra. As histórias na maioria das vezes são previsiveis e forçadas e que são disfarçadas por efeitos especiais estrondosos. Esse “macete” acontece mais em filmes de super heróis e ficção cientifica, onde coisas impossiveis acontecem e que acabam por impressionar o público, lotando assim as salas de cinemas.  Outro aspecto caracterizador dessa categoria são os personagens “imortais” q de alguma maneira bizarra voltam para exculhambar a vida do protagonista, coisa muito comum nos filmes de terror q acabam por se contradizer, como na série Sexta feira 13 onde o vilão Jason morre e renasce um porrilhão de vezes fazendo com q seus titulos não sejam levados a sério como o quarto filme da série chamado “Sexta Feira 13 O capítulo Final” q não é levado a sério já q depois ainda foram lançados 4 continuações.

Já os remakes, como dizem, são facas de dois gumes, pois podem dar tremendamente certo e reviver filmes e séries a muito esquecidas, mas podem dar completamente errado caindo no desgosto do público q diz q nada superará a versão antiga. Muitas das vezes os remakes de filmes não são bem aceitos, ainda mais se a versão original tenha feito muito sucesso, pois  assim sempre haverá comparações, exemplos de remakes q não deram certo pode se citar o recente “O Dia em que a Terra Parou”, “Psicose” (inaceitavel) e “Guerra  dos Mundos”. Mas uma categoria de remakes (q mal pode ser chamado de remake) q acaba por dar certo são aqueles de séries antigas q dão aos adultos de hoje momentos nostálgicos dos velhos sabados de manhã. Alguns filmes q vieram de séries classicas q foram bem aceitas são: Agente 86, As panteras e Missão Impossivel (acreditem se quiser).

Agora, confiram uma lista de próximos lançamentos de continuações, remakes e adaptações:

  1. Alice no País das Maravilhas-dirigido por Tim Burton, parece q vai ser muito foda
  2. Homem de Ferro 2-muitos novos personagens/heróis/vilões
  3. Toy Story 3
  4. Príncipe da Pérsia (prince of persia)
  5. Os Vingadores
  6. Capitão América
  7. Homem Aranha 4-espero q seja melhor q o fracasso do 3
  8. Sex and the City 2
  9. Piratas do Caribe 4-aguardo ancioso
  10. O Hobbit
  11. G.I Joe 2
  12. Conan
  13. Shrek 4 –como vão tirar mais história eu não sei
  14. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 e 2

entre muitos outros, aguardem para mais novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio