domingo, 16 de agosto de 2009

Batalha dos Filmes- Apocalypse Now X Platoon

Para começar essa nova seção, decidi começar já bombardeando tudo- literalmente- com esses duas obras primas q tem em comum o seu tema, que é a Guerra o Vietnã. Então, peguem suas armas, pois acabam de chegar no inferno vietnamita.

Apocalypse Now

Enredo:

Esse filme tem um enredo bem simples: o capitão Benjamim Willard (Martin Sheen) recebe a missão de assassinar o Coronel Kurtz (Marlon Brando) que enlouqueceu e está agora liderando um exercito rebelde na fronteira entre o Vietnã e o Camboja em plena guerra. O enredo pode ser simples, mas na guerra nada é simples, e essa viagem q Willard tem q fazer até chegar ao seu alvo aguarda muitas situações inesperadas de pura violência e insanidade, transformando o filme numa descida ao mais terrivel inferno, tanto interior quanto exterior, onde a maior recompensa é permanescer vivo. O filme ainda conta no elenco com Dennis Hopper, Laurence Fishburne (sim o Morpheus de Matrix) ainda novinho com apenas 14 anos e com Robert Duvall q faz o meu personagem favorito do filme, o irreverente Coronel Kilgore. Direção do aclamado Francis Ford Coppola, responsável pela obra prima: Poderoso Chefão.

Crítica:

Esse é um filme grandioso, tenho q admitir. Só Coppola sabe o inferno q foi filmar esse filme, onde tudo deu errado-não entrarei em detalhes para q o texto não fique muito longo- mas q no fim deu certo. Eu vi o filme pela Coleção Cinemateca Veja q estava vendendo a versão REDUX q tinha mais de 3h de duração, de forma q foi meio cansativo de assistir, mas isso não o fez menos interessante. Mas, tenho q confessar q não foi um filme q me emocionou, ou q me deixou totalmente boquiaberto, muitos vão me crucificar por ter dito isso, mas foi o q eu senti, não estou dizendo q o filme é ruim, apenas q não me emociou. Os efeitos são bons, o filme tem partes bem psicodélicas, com shows de luzes e fogos de artificio e a trilha e os efeitos sonoro são ótimos. Eu gostei, mas acho q se tivesse visto a versão original, acho q gostaria mais, já q a REDUX, deu menos ritmo ao filme.

Cenas marcantes:

*Ataque aéreo ao som de Cavalgadas das Valquirias (minha cena preferida)

*Morte de Kurtz

Frases Marcantes:

*Coronel Kilgore: Eu adoro o cheiro de Napalm pela manhã (I love the smell of Napalms in the morning)

*Coronel Kilgore: Se eu digo que é seguro surfar nessa praia, é porque é seguro surfar nessa praia.

*Coronel Kurtz: Oh horror, oh horror.

Prêmios e colocações em listas famosas:

*Ganhou 2 Oscars e foi indicado a 6, incluindo o de melhor filme

*3 globos de ouro: diretor, roteiro adaptado e ator coadjuvante (Robert Duvall)

*Palma de Ouro em Cannes

*28º lugar na lista dos 100 melhores filmes do American Films Institute (AFI)

* A frase “Eu adoro o cheiro…” ocupa o 12º lugar na lista de melhores frases do AFI

Platoon

Enredo:

O filme conta a história de Chris Taylor (Charlie Sheen q é filho de Martin Sheen, q fez o protagonista de Apocalypse Now, como vcs viram), jovem idealista q larga a universidade e se alista no exército para lutar na Guerra do Vietnã. Ele faz isso, pensando q está realizando uma missão patriótica, mas acaba conhecendo o verdadeiro horror da guerra, e ve q não há nada de patriótico em seus atos. No pelotão (em inglês: Platoon) há dois sargentos q os comanda: Elias Grodin q é mais preocupado com os soldados (vivido magnificamente por Willem Dafoe) e Bob Barnes q é mais grosso e violento (Tom Berenger), e devido a suas personalidades opostas, os dois enfrentam uma rivalidade constante. Aos poucos, Taylor vai perdendo sua inocencia e afundando cada vez mais na escura realidade da guerra. No elenco ainda estão: Johnny Deep numa de suas primeiras participações (quase sem falas) e Forest Whitaker.

Crítica:

Eu acho Platoon um ótimo filme q retrata muito bem as dificuldades da guerra, não só no plano fisico, mas também no emocional. Ele mostra bem o interior de seus personagens, os seus medos, conquistas e sentimentos sobre tudo q esta acontecendo em sua volta. Ao meu ver o filme todo é uma metafora, de modo q seus personagens contribuem para isso. Podemos ver claramente q o sargento Barnes é o lado mal e vil do ser humano, enquanto Grodin é o lado bom, filosófico e reflexivo, e isso se confirma com a sua morte pelo Barnes, q de forma brilhante mostra q na guerra coisas boas são mortas por coisas ruins-sinistro. Esse é um grande filme q tem uma sicronia perfeita entre as cenas de ação e as cenas de reflexão, e q consegue te colocar dentro da guerra. Nós conseguimos visualizar toda a sua crueldade e insanidade, em todas as suas formas de representação. Eu recomendo.

Cenas Marcantes:

*Morte de Elias Grodin

Frases Marcantes:

*Chris Taylor: “A guerra acabou para mim agora, mas sempre estará viva para o resto dos meus dias.”

Prêmios e colocações em listas famosas:

*Ganhou 4 Oscars: Melhor Filme, diretor, montagem e som. Além de ser indicado em mais 3 categorias: melhor ator coadjuvante (Tom Berenger e Willem Dafoe), roteiro original e fotografia.

*Urso de Prata de melhor diretor no Festival de Berlim

*3 Globos de Ouro: melhor filme dramático, diretor e ator coadjuvante (Tom Berenger), além de ser indicado também a melhor roteiro.

*Prêmio de melhor diretor pelo Sindicato dos Diretores de Cinema (DGA)

*2 BAFTAs (British Academy of Films and Television Arts) de melhor diretor e montagem, e foi indicado a melhor fotografia também.

*Na lista da AFI de 100 melhores filmes, ocupa a 83º posição.

PLACAR

Categorias

Apocalypse Now

Platoon

Enredo

0

1

Minha Crítica

0

1

Cenas Marcantes

1

0

Frases Marcantes

1

0

Elenco

0

1

Trilha Sonora

1

0

Efeitos

1

1

Personagens

1

1

Oscar

0

1

Outros Prêmios

0

1

Colocações na AFI

1

0

Total

6pts

7ts

Vencedor: Platoon

Os dois filmes são muito bons, mas realmente Platoon é melhor na questão reflexiva, já q não trata a guerra como um filme de ação cheio de explosões e tiroteios, mas sim um filme dramatico, onde seus personagens estão, na verdade, guerriando contra si mesmos, contra seus ideais e valores, questionando se o q eles estão fazendo esta certo ou errado e até q ponto vale a pena matar alguem.

3 comentários:

Anúncio