terça-feira, 21 de julho de 2009

Seção Clássicos Mil Novecentos e lá vai fumaça...-Inauguração Psicose

Essa vai ser mais uma seção do meu blog e q vai falar daqueles filmes consagrados, porém antigos mas q valem a pena serem assistidos, um exemplo é a obra prima de Alfred Hitchcock de 1960 Psicose q mesmo depois d tanto tempo continua sendo considerado o melhor filme de Suspense/Terror de todos os tempos, não sou eu q estou dizendo, fizeram uma lista dos melhores filmes do gênero e lá estava Psicose em primeiro lugar, sendo seguido por O Iluminado em segundo- outro grand filme q mais tarde comentarei q eh realment perturbador- e O Exorcista em terceiro- não preciso falar nada.
O filme conta a história de Marion Crane, uma secretária q roubou 40 mil dólares do lugar em q trabalha e q agora está saindo da cidade para se casar, no meio da viagem, devido a chuva intensa e ao cansaço pára num velho hotel de beira de estrada para passar a noite. O lugar tem como dono Norman Bates, um cara simpático e meio estranho q mora num casarão perto do hotel aparentemente junto com sua mãe e que recebe muito bem Marion. Tudo estava correndo "bem", até q ela decide ir tomar banho para relaxar, e acaba sendo esfaquiada por algo q parece ser uma senhora de idade e protagoniza uma das cenas mais famosas e copiadas do cinema ao som de uma trilha q fez mtos se agarrarem à poltrona.
A partir daí inicia-se uma investigação pela garota e pelo dinheiro q ela roubou, o q acaba resultando em mais assassinatos misteriosos ateh o assombroso final em q descubrimos o verdadeiro assassino (a) e perdemos o chão ao vermos q nada do q pensamos era realmente a verdade. Só o incrível Hitchcock para conseguir mexer com tantas coisas em nossas mentes.O filme mantem-se até hoje atual, com uma trama atemporal sobre problemas psicóticos,- sentiu o trocadilho- assassinos não declarados e uma trilha sonora q acompanha bem o ritmo do filme e colabora, e muito, em assustar o telespectador.
Uma das inúmeras curiosidades do filme é q o sangue q aparece na famosa cena do chuveiro eh na verdade calda de chocolate, o q na filmagem em preto e branco não alterou em nada, o q nos leva a outra curiosidade, Hitchcock tinha a tecnologia na época para fazer o filme em cores, mas preferiu fazer em preto e branco por achar q assim pareceria menos sanguinolento.
Agora, tem sempre um engraçadinho pra ferrar com tudo, como se não bastasse as três sequências ridículas feitas pelo Anthony Perkins (o cara q interpretou Norman Bates no filme original), em 1998 o diretor Gus Van Sant- q não eh um diretor ruim- teve a brilhante idéia de fazer um remake do filme de 1960, levando em conta todos os detalhes do original, não alterando nada, ou seja, isso nada mais foi do q uma cópia atual e barata do filme de Hitchcock, repetindo cada plano como o seu original, soh q agora colorido, tirando toda graça do preto e branco. Além disso algumas partes q poderiam ser modificadas graças as nossas tecnologias d hoje em dia e que na época ficaram um pouco ridiculas, permaneceram iguais, exatamente iguais. Em resumo esse remake foi horrível, mesmo contando no elenco nomes como Julianne Moore,
Vince Vaughn, William H. Macy e Viggo Mortensen. É um filme que não merece ser visto, por não ter ritmo, não ter boas atuações, não ter sustos, e principalmente por não ter Hitchcock, o q já faz o filme perder muitos pontos.
Mas, enfim eu recomendo o filme original que é realmente um dos melhores thrillers q eu já vi e que vai ser díficil alguém superá-lo, nem mesmo com toda a nossa modernidade, pois a tecnologia não supera o talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio