sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entendendo Donnie Darko

Como disse no post do filme, eu faria um post extra explicando detalhadamente toda a genialiade do cult que mudou o meu jeito de ver as coisas (sério). Bem, na verdade, toda essa dissecação sagaz do filme não foi eu quem bolou, achei na internet, mas de qualquer forma, queria dividir com vocês. Desnecessário dizer que esse post terá spoillers o tempo todo, mas como já disse, lá vai: SE VOCÊ AINDA NÃO VIU O FILME NÃO LEIA ESSA JOÇA! O FILME PERDERÁ O ELEMENTO SURPRESA E VOCÊ NÃO TERÁ A SENSAÇÃOINCRIVEL QUE EU TIVE! Mas se você for daqueles que não está nem aí para isso, bem, a vida é sua, faça o que quiser. Aqui está a imagem que irá responder todas as dúvidas angustiantes geradas pelo longa:

donnie2ny0

Vendo o filme uma vez não consiguimos notar isso tudo, não mesmo.Donnie Darko é o tipo de filme que deve ser visto pausadamente, analisando cena por cena, para assim percebermos o quão genial ele é, embora pouco atrativo em termos de entretenimento, como já disse, Efeito Borboleta é melhor.  Lendo essa explicação finalmente entendemos o que o filme quis nos mostrar, e o faz ainda mais inteligente em suas metáforas e estranhisses a primeira vista. Como podemos perceber, tudo se encaixa num ciclo perfeito, o roteirista fez um excelente trabalho na construção desse jogo sagaz que reproduz muito bem a vida, por incrivel que pareça. Como nossas ações somadas ao acaso, constroem nosso futuro, como tudo isso é meticulosamente armado para ser assim, ou talvez, como essa sucessão de erros e acertos desordenados fazem o nosso trajeto de vida?! Não sabemos, muito menos o roteirista, mas por ele elaborar a ideia já merece um prêmio. Assistindo Donnie Darko vemos como pequenas ações ou decisões mudam nossas vidas e as vidas ao redor. No caso, a sobrevivencia de Donnie alterou tudo, bagunçou com a linha temporária que aparentava estar certa, mas também talvez apenas a concertou, ou não fez nenhuma das duas coisas uma vez que não podemos analisar o que realmente foi certo ou errado de se acontecer. O tempo é incerto, as coisas que acontecem nele consequentemente também são. Esse simples fato da sobrevivencia de Darko desencadeou uma série de novos “destinos”, sendo esta a principal mensagem do filme: suas ações são definitivas para a sua vida e para aqueles que estão a sua volta. Achei genial quando li sobre a parte final, quando começa tocar a excelente música Mad World e a câmera vai mostrando os personagens que tiveram suas vidas afetadas acordando de um pesadelo, que era na verdade o Universo Tangente criado pela turbina, é realmente algo a se pensar depois. Legal também é a resolução dos problemas de Darko, que viu em seu sacrifico uma maneira de impedir que as coisas “ruins” acontecessem e de dar algum sentido a sua vida, ou melhor, a sua morte, morrendo feliz, satisfeito e pleno. Viram? Tudo se encaixa na mais perfeita ordem, as coisas acontecem por que elas tem que acontecer mediante o destino, porém o destino é mudado a cada instante que passa, a cada decisão que se toma, dessa forma não é o destino que manda nas nossas ações, mas sim nossas ações que mudam nossos destinos…

4 comentários:

  1. A explicação é sensacional, mas tem uma coisa que eu não entendi. Se a mãe e a irmã mais nova de Donnie morrem no acidente de avião, que acontece no Universo real, por que, depois da morte da Donnie, elas aparecem em frente à casa delas, vendo a turbina sendo levada embora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, o avião sem turbina não existia no universo real. A turbina sai do universo alternativo e viaja entre universos para o real, matando o Darko e mudando toda a história.

      Excluir
  2. eu só não entendi a parte que o casal de professores falam ao mesmo tempo o nome do Donnie Darko

    ResponderExcluir

Anúncio