quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Quarentena-Risadas, Sustos, Amigos e Pipoca

Um tipo de filme que está se popularizando ultimamente é o “reallity-terror de mentirinha” cujo intuito é levar pessoas para o cinema de um jeito fácil, pouco se fudendo para ângulos de câmeras, iluminação e muitas das vezes nem mesmo para a história. Normalmente é algo passível de crítica pela sua falta de conteúdo avaliavel, mas como pura diversão existem alguns que cumprem bem o seu serviço, e acabam sendo uma ótima pedida de filme para se ver com a galera. Quarentena se enquadra perfeitamente nessa categoria cinematográfica.

 

O longa é um remake de REC, um filme espanhol que fez um grande sucesso recentemente e que os americanos fizeram questão de dar Crtl+C Crtl+V na história. Bem, como não vi REC, deixarei ele de lado e não farei nenhuma comparação, focando só em Quarentena como um filme único e próprio. A história segue aquele padrão de falso documentário, onde uma jornalista e seu câmera estão acompanhando uma noite dos bombeiros, vendo como é o trabalho deles e tals, até que eles recebem um chamado e obviamente a reporter vai atrás. Sem terem ideia do que se trata, os bombeiros vão atender o chamado sem muita preocupação, mas ao chegarem lá eles vêem que a noite não será tão simples assim, uma vez que o problema que tem que resolver é um prédio onde os moradores estão sofrendo de uma misteriosa doença, que fazem com que eles fiquem hostis e inconscientes. Vendo a dimensão do problema, a polícia local isola o prédio e os prendem lá, gerando tensão e desespero a todos que não sabem se saíram de lá vivos.

 

Com atuações um pouco forçadas para algo que deveria ser “real” e uma história não muito envolvente, o filme pode desagradar os cinéfilos mais rigorosos, mas como filme susto/diversão é bem interessante. Eu já falei antes que não curto muito o lance de câmera na mão, mas nesse filme até que não fica tão ruim, dando para acompanhar bem as sequencias sem ficar tonto diante da tela. É interessante o fato de nós só vermos o que a câmera mostra, sendo assim não temos uma visão integral das coisas, redendo bons sustos após cenas de tensão no escuro. Agora, devo admitir que há muitas partes de enrolação desnessária no filme, fazendo dele cansativo no inicio, não oferecendo nada que chame nossa atenção. Só depois da metade do filme que se tem mais momentos cativantes e que geram um nervosismo maior, acelerando os batimentos cardíacos e cumprindo o objetivo do longa. Devo avisar desde já que é um filme um pouco sem explicação, na hora que começaria ficar mais interessante, adentrando um pouco mais no “porque” daquilo tudo, o filme acaba, nos deixando angustiados por respostas. Angustia que dura 5 minutos depois dos créditos, após esse tempo, a gente nem liga mais, problemas de simpatia. Devo dizer também que no quisito susto Quarentena perde  para alguns filmes do gênero, mas não chega a ser ruim e não assustar, pode-se ter uma garantia de susto sim, mas não de pavor. Tem alguns momentos bem engraçados até, alguns ataques dos infectados são tão desesperados  que dá pra rir, lembra até um pouco Todo Mundo em Pânico, os bichos correndo balançando as mãos no alto, realmente cômico. Num geral é diversão, não do inicio ao fim, mas diversão para se ver com galera.

 

Quarentena eu posso recomendar para um público maior, a história não é complexa, as cenas não são muito fortes (o que não quer dizer que uma criança possa ver) e acho que é um filme que pode entreter numa noite chuvosa, mas nada mais que entreter, os mais criticos não vão gostar. Bem, meus amigos viram REC e me disseram que preferem a versão espanhola, mas que não há muitas diferenças, enfim, acho que vou dar uma conferida, mesmo porque o cara da locadora me disse que o esquema funciona da seguinte maneira: se você vir REC primeiro você vai gostar mais de REC, se você ver Quarentena primeiro você vai gostar mais de Quarentena, bem colocarei essa regra a prova. Assita Quarentena com os amigos, ria de certas tosquices, leve alguns sustos bobos e coma pipoca, nada demais, é o tipo de filme que pode iniciar uma sessão de Halloween que aos poucos vai se tornando mais assustadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio