terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2- O Nascimento de um herói

É inevitável. Tropa de Elite 2 é o grande estrondo do momento no cinema brasileiro! Já está na sua 3° semana de exibição e os cinemas não param de lotar de pessoas insandecidas para ver o Capitão Nascimento em ação, enchendo as salas e esgotando os ingressos com dias de antecedência.Tropa de Elite 2 é um ótimo exemplo de filme que agrada aos 2 públicos principais: os blockbusterianos e os críticos, que saem do cinema satisfeitos com um excelente filme de ação de conteúdo, que critica a sociedade do inicio ao fim, chamando a atenção dos brasileiros dos problemas que o cercam nesse ano de eleição.

 

Como diz o subtítulo do longa, dessa vez o inimigo é outro, e agora o Capitão Nascimento após um incidente é promovido a Coronel trabalhando no serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado, o que na verdade foi uma jogada dos poderosos para afastar Nascimento das ruas e assim impedir que ele atrapalhe estes a continuar faturando ilegalmente. Mas eles não sabem com quem estão lidando, e Nascimento corre atrás de justiça, descobrindo todo o esquema inescrupuloso que envolve o estado, políticos, policia, milicias e traficantes, num jogo de perseguição de tirar o fôlego, que aumenta a partir do momento que a vida pessoal do Coronel passa a se misturar com a  profissional, gerando conflitos explosivos.

 

Mais uma vez o cinema brasileiro me deixou muito orgulhoso. Tropa de Elite 2 está bombástico com uma qualidade de filme de ação americano, sem perder o conteúdo, o que é melhor ainda. As cenas de ação estão muito realistas, captando bem as tensões dos momentos e a agilidade das coisas acontecendo, fazendo do longa incansavel, prendendo a atenção em todas as cenas. Os efeitos sonoros são impactantes, nos colocando dentro das cenas, como se tudo estivesse acontecendo do seu lado. Ouvimos com perfeição o som das armas engatilhando, das balas caindo no chão, e obviamente dos tiros, o que ajuda ainda mais a acelerar nossos batimentos cardíacos. A trilha sonora em si também é excelente, não se limitando apenas a música tema do Tihuanna, mas como outras cuja intensidade traduz bem o clima sério e empolgante do longa.

 

No campo das atuações não tem jeito, quem rouba a cena com fúria é Wagner Moura, encarnando com excelência mais uma vez o Capitão Nascimento, que explode na tela nos dando cada nuancia de seu forte personagem. Wagner tem uma expressão facial muito boa, ele consegue demonstrar raiva sem cair na repetição ou numa atuação forçada, ele encorpora o personagem, essa é a diferença, ele é autêntico. E não só nas cenas de raiva ele dá show, como também nos conflitos internos silenciosos, onde um olhar dele basta para nos dizer o que está se passando em sua cabeça. O personagem em si é muito bem desenvolvido, ele é humano, tem problemas pessoais que se confundem com os profissionais, o que lhe faz muito mal internamente e Wagner consegue expor muito bem isso externamente, sua atuação é visceral e ponto final. Eu posso estar falando bobeira, mas Tropa de Elite 2 sendo levado para o circuito americano como quer fazer Spielberg, poderá render uma indicação ao Oscar de Melhor ator para Wagner Moura, não acho muito dificil não. Entre outros atores que se destacam no filme estão André Ramiro como o já famoso Matias, Seu Jorge numa participação rápida porém forte, Irandhir Santos como o humanista Fraga que tem uma atuação ótima, André Mattos numa caricata atuação que faz presença, Milhem Cortaz numa hilária performance recheada de tiradas engraçadas (“Quer me foder me beija!”) e Sandro Rocha como o vilão principal que esbanja arrogância e antipatia, nos dando raiva a cada fala debochada.

 

O interessante de Tropa de Elite 2 é sua história muito bem elaborada, que conecta vários problemas reais da sociedade num único contexto proporcionando ainda grandes reviravoltas e muitas cenas de ação bem posicionadas. O ponto forte do filme está em suas críticas ácidas aos poderosos que nos regem, elevando o filme a um patamar ainda maior, principalmente por ser em ano de eleição, sendo um grande protesto documentado, além de um gigante aviso a todos de como as coisas realmente são por trás dos sorrisos falsos dos políticos. E é legal ver o personagem utópico de Wagner Moura, que é sem mais nem menos o maior herói de todos os tempos do cinema nacional, defendendo os brasileiros com punhos de ferro, querendo a justiça e se indignando com a corrupção que está a sua volta, isso é simplesmente sensacional. Fazia tempo que eu não torcia tanto num cinema para que o herói (ou será anti-herói?) acabasse com a raça dos vilões, isso me deixou empolgado, com o coração acelerado. O que eu queria que acontecesse com Inception acabou acontecendo com Tropa de Elite 2, um blockbuster brasileiro, que coisa não? Aquela sensação indescritivel que eu tive com Dark Knight e não se repetiu nem com Bastardos Inglórios nem com Inception, veio acontecer com um filme que eu fui ver por curtição, sem esperar muito. Daí confirmo o que eu já estava pensando, não posso criar muitas expectativas, acabo me frustrando de algum modo, então é melhor ir ver os filmes desarmado, a sensação será melhor. Isso é uma dica para vocês também.

 

Recomendo o filme sem medo para os dois grupos amantes do cinema: os blockbusters e os cinéfilos criticos, ambos sairão satisfeitos com esse sensacional filme de ação que ainda vai dar muito o que falar. Tenho certeza que se surpreenderão com a história bem bolada que vai tirar seu fôlego e só vai devolver quando os créditos subirem. Usando as sábias palavras do Capitão Fábio (Milhem Cortaz), Tropa de Elite 2 é a pica das galaxias desse ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio