sábado, 21 de agosto de 2010

Os Homens Que Encaravam Cabras- Que a força hippie esteja com você!

“Que porra é essa?” Deve ter sido a primeira coisa que veio na sua cabeça ao ler o título do filme baseado no livro homônimo de Jim Ronson, que abusa da criatividade e cultura hippie na sua história. Com um elenco de peso, formado por George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges e Kevin Spacey, essa comédia irreverente pode não agradar a todos, mas diverte aos bons entendedores de mentes abertas.

 

A história do longa é bem maluca, não tão maluca quanto o insuperável “Quero Ser John Malkovich”, mas se comparado aos filmes atuais, esse é o mais inusitado. Bob Wilton (Ewan McGregor) é um jornalista que foi abandonado por sua esposa. Para se recuperar do divórcio, ele aceita a tarefa de cobrir a guerra no Iraque. Lá ele conhece Lyn Cassady (George Clooney), que diz ser um vendedor. Ao saber seu nome Bob logo se lembra de uma entrevista que fez, meses antes, com Gus Lacey, que dizia que conseguia matar animais apenas com o poder da mente, ao encará-lo. Ele ganhou esta habilidade ao integrar um setor especial do exército americano dedicado a estudos psíquicos, liderado por Bill Django (Jeff Bridges) e que tinha Cassady como seu principal pupilo. Bob conta o que sabe a Cassady, que lhe confirma a história. Ele na verdade está no Kuwait em uma missão secreta e precisa entrar escondido no Iraque. Animado com o furo, Bob o convence a ir junto. É o início de uma trajetória que fará com que Bob conheça melhor o Exército de Terra Nova e os poderes de seus integrantes.

 

Como podem ver o roteiro é bem armado, embora haja momentos meio arrastados e sem a mínima graça. Mas de um modo geral, o longa é bem interessante. Há ótimas piadas inteligentes e muitas das vezes irônicamente escondidas fazendo afiadas críticas, o que elevam o filme a um patamar de inteligência incrível. Além disso, o tema escolhido pelo filme é bem divertido, falando da onda hippie que, vejam só, chegou até ao exército. E o mais legal é que toda essa maluquice de poderes especias para supersoldados que conseguem matar o oponente apenas com a força do pensamento é tratado de forma séria até, mesmo se trantando de uma comédia, os atos são levados a sério, o que acaba ironicamente gerando ainda mais humor.

 

O elenco é ótimo. Os atores conseguiram o ritmo certo da insanidade levada a sério do longa, o que é o mais importante. Todos tem boas atuações, mas os que se destacam na tela é George Clooney, que está divertidíssimo em seu papel fazendo feições cômicas nunca antes imaginadas no galã, e ainda mantendo a elegância, Jeff Bridges que está um perfeito hippie, e Kevin Spacey que arrasa sempre e nesse filme não é diferente. Fazia tempo que não via o Spacey num filme atual, foi bom revê-lo, acho ele incrível, é um dos meus atores favoritos.

 

Além disso tudo, o filme ainda nos passa uma boa mensagem de renovação pessoal, bem no estilo hippie mesmo, profundo e ao mesmo tempo descontraído. O seu grande final, igualmente hippie, é sensacionalmente hilário, e te faz sair da sala de cinema com um belo sorriso no rosto cantando More Than I Felling da banda Boston. Eu recomendo o longa às pessoas que tenham a mente aberta, gostam de assistir filmes estranhos, não convencionais e que principalmente gostem ou pelo menos entendam piadas políticas e Star Wars (sim, Star Wars também ta no meio). Tendo esse perfil “Os Homens Que Encaravam Cabras” se torna um prato cheio! Inteligente, inusitado, hilariante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio